fbpx

Blog

5 cuidados para manter o seu pet saudável

Assim como os seres humanos, os animais de estimação precisam de cuidados especiais para uma vida com muita saúde e bem-estar. O tutor deve-se preocupar com tudo que acontece com o seu pet, principalmente levá-lo a visitas regulares com o médico veterinário afim de garantir uma vida saudável para o animal. Nossa equipe separou 5 cuidados especiais para você manter a vida do seu pet saudável.

1. Check-ups regulares

Qual foi a última vez que você realizou o check-up em seu pet? A equipe do Hospital Animal Clinic indica consultas semestrais para o acompanhamento e realização de check-ups. O check-up ajuda a diagnosticar precocemente diversas doenças e é comprovado que com o checkup em dia é possível prolongar a vida do seu pet em até 20%.

Da mesma forma que nós humanos devemos nos preocupar com consultas periódicas e exames para cuidar da nossa saúde, os animais de estimação também precisam desse controle e precaução em relação a saúde, independe da idade.

Por terem um período de vida mais curto que o dos humanos, você, tutor, deve se atentar à realização de consultas e check-ups frequentes, e não só em períodos específicos como no início da vida ou quando o pet já é idoso.

Manter uma rotina de cuidados e visitas regulares ao médico veterinário garantem a manutenção da saúde e bem-estar do seu companheiro.

2. Vacinação do pet em dia

Mantenha atualizado o protocolo de vacinação e de vermifugação do seu melhor amigo. Para cães e gatos, o cronograma de vacinação deve ser iniciado ainda quando filhote e realizado o reforço anual até a fase idosa, garantindo assim a imunização do animal durante toda a sua vida.

*DICA ANIMAL CLINIC*
Fique atento ao cartão de vacinação do seu animalzinho. Ele deve ser guardado com muito cuidado, pois funciona como documento de identificação e comprovação da imunização dos animais de estimação.

3. Prevenção bucal

Você sabia que muitas doenças renais e cardíacas podem ser evitadas com a prevenção de saúde oral? A saúde do animal também começa pela boca. É muito importante o tutor investir na prevenção via oral do animal. Os animais devem ser levados regularmente para a área odontológica do hospital para este tipo de acompanhamento.

É preciso ressaltar a importância do tutor realizar a escovação dental diária do animal. Ao vir no Hospital Animal Clinic, peça ao doutor que faça uma demonstração de como escovar os dentes do seu animal de estimação. Isso vai ajudar você a cumprir sua tarefa mais facilmente, além de incentivar essa prática diariamente.

Preocupe-se em adquirir produtos específicos para o seu pet como pasta de dentes apropriada e que contenha fluídos necessários para mantê-los limpos e saudáveis.

4. Alimentação balanceada

A alimentação dos animais deve ser adequada à cada etapa de suas vidas. Prefira sempre alimentar o seu pet com rações balanceadas e específicas para cada tipo de raça e idade. Lembre-se de sempre consultar o veterinário do seu pet antes de trocar ou substituir a ração dele. Além disso, é importante observar se o pet está realmente comendo.

Facilite o acesso do seu animalzinho ao comedouro e bebedouro e mantenha-os perto do local de descanso, como cama ou colchonete.

5. Cuidados com a pele

A pele dos animais é um assunto sério, pois a pele do seu bichinho de estimação é mais sensível e exige cuidados e atenção constantes para manter a saúde num nível ideal.

Os problemas dermatológicos mais comuns em cães e gatos são comichão, pele seca ou crostas, caroços, alergias cutâneas a alimentos, presença de parasitas (pulgas, carrapatos ou ácaros), perda de pelo e infecções da orelha.

Fique atento aos sinais que o seu pet apresenta. Preste atenção se ele apresenta vermelhidões, presença de parasitas como pulgas ou carrapatos ou coceira constante. Esses tipos de doenças cutâneas podem transmitir doenças e prejudicar a vida do animal. Utilize shampoos específicos para cada tipo de raça, de preferência aos sem corante e perfumes.

 

O Hospital Animal Clinic está disposto a cuidar da saúde e do bem-estar do seu amigo, proporcionando os melhores tratamentos e métodos de prevenção.

 

Share this post

×
Fale conosco pelo WhatsApp clicando no botão abaixo.