fbpx

Blog

Profilaxia Dental e Tratamento Periodontal

Muitas pessoas tem dúvidas sobre a diferença entre
PROFILAXIA DENTAL e TRATAMENTO PERIODONTAL.

 

 

A profilaxia dental é indicada em pacientes que apresentam cálculo dental e gengivite, sem sinais de doença periodontal. Consiste na remoção mecânica (com ultrassom e curetas manuais) do cálculo dental que está acima da gengiva e principalmente o cálculo que está abaixo da gengiva, pois é o cálculo que mais causa problemas. Depois da remoção do cálculo, o próximo passo é o polimento dos dentes, que tem o principal objetivo deixar a superfície dos dentes mais lisas, facilitando a higienização dos mesmos com escovações posteriores. Somente nesses casos conseguimos reverter o quadro de gengivite, deixando a gengiva saudável para proteger as estruturas que sustentam os dentes.

Já o tratamento periodontal é um procedimento indicado nos casos em que o animal possua doença periodontal, como retração de gengivas, dentes com mobilidade e perda óssea. Esse procedimento requer uma série de passos a mais que uma simples “limpeza de tártaro”. Nesse procedimento o odontologista veterinário irá realizar radiografias intra-orais para diagnóstico de doença periodontal e saber o grau de perda óssea do dente. Pode ser necessário curetagem de bolsas periodontais, retalhos para fechamento de fístulas, e em últimos casos, extrações de dentes que estejam com suas estruturas de sustentação muito comprometidas.

É por isso que você deve sempre recorrer aos profissionais especializados nessa área, pois o tratamento periodontal vai muito além de uma simples limpeza.

Aqui no Hospital Veterinário Animal Clinic, contamos com especialista em odontologia e centro cirúrgico odontológico para a realização de procedimentos como a profilaxia, extração, entre outros.

Saiba mais pelo telefone (41) 3257-5409 ou pelo WhatsApp (41) 99742-7168

Share this post

Fale conosco pelo WhatsApp clicando no botão abaixo.
Powered by