Sarna Sarcóptica: Tudo Que Você Deve Saber Sobre Essa Doença!

16 de outubro de 2017 by

Neste texto reunimos todas as informações relevantes a respeito da sarna sarcóptica, uma doença que infecta cães do mundo inteiro.

Sarna Sarcóptica ou Escabiose é uma doença da pele causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei, altamente contagiosa entre cães, gatos, roedores e o homem, ou seja, é considerada uma zoonose.

Os principais sintomas da sarna sarcóptica em cães são: perda dos pelos localizadas ou generalizadas, prurido intenso e formação de crostas ou lesões na pele.

Como o Cão Contrai Sarna Sarcóptica?

A sarna sarcóptica é transferida de hospedeiro para hospedeiro com muita facilidade.

A forma mais comum de transmissão é através de contato direto com animais ou humanos parasitados ou compartilhamento de materiais contaminados.

Diagnosticar esta forma de sarna canina se dá através de raspados de pele ou biópsias de pele, associada ao histórico clinico e exames dermatológicos.

Principais Sintomas da Sarna Sarcóptica

Os sintomas da sarna sarcóptica incluem:

• Perda de pelos;
  • Coceira intensa;
  • Inquietação;
  • Feridas, crostas na pele.

As principais áreas afetadas de um cão com escabiose são: orelhas, cotovelos, patas e pernas, mas pode se espalhar para todo o corpo rapidamente a medida que a doença avança.

Como Reconhecer Sarna Sarcóptica no Cão?

A escabiose faz o paciente se arranhar de forma frenética ou se machucar por causa da coceira, podendo ocorrer infecções secundárias da pele por bactérias.

A perda de pelo e a formação de crostas também podem indicar que o cão está com escabiose mas o diagnóstico final só poderá ser dado após consulta veterinária e exames complementares.

Se o seu animalzinho apresenta um desses sinais, procure o Serviço de Dermatologia Veterinária para que possamos realizar o diagnóstico e tratamento adequados!!!