Tratamento da Sarna Sarcóptica: Como Deve Ser?

26 de outubro de 2017 by

Veja como deve ser um tratamento da sarna sarcóptica e o que fazer no caso das suspeitas da doença no seu cãozinho.

Como é o tratamento da sarna sarcóptica? Custa caro? Demora muito tempo?

Antes de ir mais a fundo no assunto sobre tratamento sarna sarcóptica vale a pena explicar que é preciso levar o bichinho ao veterinário urgentemente, em casos de suspeitas da doença.

Em geral, a sarna sarcóptica é difícil de identificar, principalmente porque os ácaros fazem galerias profundas na pele.

O veterinário precisa raspar um pouco da pele dos animais para análises em laboratórios na busca do diagnóstico.

Como é o Tratamento da Sarna Sarcóptica?

O tratamento depende do tipo de sarna que os cães desenvolveram e o tipo das raças de cada paciente.

Os tratamentos da sarna sarcóptica podem incluir:

• Tratamento oral;
  • Tratamento tópico;
  • Shampoos.

Às vezes o seu cão também pode ser prescrito num tratamento antiparasitário com creme para aliviar a coceira, inflamação e infecções cutâneas secundárias.

Medicamentos e controle do estresse fisiológico são essenciais ao tratar sarna sarcóptica nos cães.

Os resultados do tratamento da sarna podem ser vistos dentro de 1 mês, mas depende das condições em que se encontra a evolução da doença antes de o animal ser tratado.

Verifique sempre com o veterinário antes de iniciar qualquer tratamento por conta própria e siga as instruções à risca.

Isolamento no Tratamento da Sarna Canina

Seu veterinário também pode recomendar que você deixe seu cão com sarna sarcóptica em um ambiente de fácil higienização e longe de outros animais para evitar a propagação até o término do tratamento, além de cuidados de manipulação para evitar propagação a seres humanos.

No entanto, se seu cão tem sarna demodécica, nãohá risco de passar para seres humanos ou outros animais, dispensando o isolamento.

Durante o tratamento, é importante o acompanhamento clinico e o médico veterinário poderá solicitar exames de raspado de pele para verificar a eficácia do tratamento

Sarna Canina Tem Cura?

A sarna sarcóptica tem cura desde que seguida a terapia e as recomendações do médico veterinário. Na sarna demodécica é possível um bom controle da doença, sem sinais clinicos, desde que tratado a causa de base.

Dicas para o Cão não Ficar com Sarna Novamente

• Limpe ou substitua a cama e a coleira dos cães;
  • Trate todos animais com os quais o cão esteve em contato;
  • Leve seu cão ao veterinário periodicamente;
  • Oferece rações de boa qualidade;
  • Dê banhos regulares ao seu cão;
  • Escove e penteie o cachorro regularmente – isso ajuda a remover a pele escamosa, crostas e coceira no tratamento da sarna sarcóptica.