Castração de cães previne doenças

18 de março de 2016 por

A castração de cães previne doenças, ou seja, ao castrar seu animal você não apenas vai colaborar contra as superpopulações de pets abandonados como também proporcionar maior bem-estar.

Em machos a castração de cães previne as seguintes doenças:

  • Câncer nos testículos
  • Câncer de próstata
  • Infecções no órgão genital

Já nas fêmeas se pode considerar a prevenção contra:

  • Infecção uterina
  • Tumores de mama
  • Hormônios dependentes
  • Câncer nos órgãos genitais
  • Prolapso vaginal
  • PIOMETRA (infecção uterina)
  • Infecção no órgão genital

Tutores dos animais domésticos precisam compreender que existem mais benefícios do que prejuízos na castração de cães. No caso das fêmeas a questão preventiva à saúde com certeza é a grande vantagem, enquanto que ao castrar machos, além da prevenção, também existe a questão curativa.

Castração de cães previne doenças e não deixa sequelas psicológicas nos animais.

Um dos maiores medos de tutores é a anestesia geral. Mas, ao castrar em clínicas capacitadas você não precisa se preocupar, afinal, os anestesistas são especialistas em anestesiar e monitorar com aparelhagem capacitada até o animal acordar e estar pronto para se recuperar na própria casa.

Os animais não sentem dores ou ficam traumatizados por causa da castração.

Questões de doença e comportamento

Um tutor tem medo de castrar seu cão por pensar que o animal fica doente, desanimado e gordo. Porém, este é um grande mito conforme os principais especialistas.

A única coisa que muda é o fato do animal ficar um pouco mais calmo. De resto não há nenhuma mudança no comportamento dos cães, que permanecem fiéis, companheiros e energizados, desde que se alimentem com rações indicadas por veterinários e sempre pratiquem exercícios físicos.

De fato, assim como os humanos, qualquer cão que apenas come, e, não passeia e nem se exercita de forma diária corre o risco de engordar, independente se é ou não castrado.

Existem muitas raças de cães. Por este motivo, para saber de forma exata qual marca usar para alimentar os animais é sempre indicado seguir os conselhos dos veterinários, que estudam bastante e podem indicar a alimentação perfeita ao desenvolvimento do pet. Atualmente já tem até ração light!

Como a castração de cães previne doenças?

Como funciona a castração de cães no sentido de prevenir doenças? Nos machos os cirurgiões realizam um corte em alguns centímetros distantes do escroto, e, tiram testículos. No caso das fêmeas o processo cirúrgico serve para a retirada de ovários e útero.

Após a cirurgia, os animais ficam prevenidos contra as doenças explicadas acima, neste artigo, inclusive quanto às infecções nos órgãos genitais.

Outro tipo de risco evitável são os problemas que se relacionam à gravidez, período no qual as fêmeas precisam de mais cuidados dos donos e veterinários. Quando falta a atenção necessária existem riscos graves para a hora do parto.

Concluindo, com certeza a castração previne doenças e pode ser feita a partir do quarto mês (machos) ou de forma prévia ao primeiro período de cio (fêmeas). Castre seu animal de estimação na Animal Clinic, a clínica 24 horas com melhor infraestrutura em Curitiba.

Logo Hospital Veterinário Animal Clinic em Branco


Quem somos


Referência em diferentes especialidades, o Hospital Veterinário Animal Clinic tem serviço de emergência ágil e moderno. Excelência do atendimento 24h/dia!




Receba as Novidades


Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.



Open chat
Powered by