Setembro Amarelo: Animais também podem ajudar!

9 de setembro de 2020 por Larissa Galli0
9-Blog-setembro-amarelo-animais-podem-ajudar.jpg

No mês de Setembro é realizada a Campanha Setembro Amarelo para a prevenção do suicídio. Essa campanha começou em 2014 em Brasília e se estendeu por todo o Brasil.
Quem tem pets sabe que eles trazem muita alegria para a vida de uma pessoa, mas muito ainda desconhecem os benefícios físicos e mentais que acompanham o prazer de brincar ou se acalentar com um bichinho de estimação. Estudos da sociedade de Psiquiatria e Psicologia apontam que ter um pet ajuda também na prevenção de suicídios.

Recentemente diversos estudos começaram a revelar cientificamente os benefícios do vínculo humano-animal. Por exemplo, a Associação Americana de Saúde do Coração ligou o convívio com animais de estimação, especialmente cães, com o risco reduzido de doenças cardíacas e maior longevidade. Estudos também descobriram que: Donos de cães são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles sem animais de estimação; Pessoas com cães têm menor pressão arterial em situações estressantes do que aquelas sem animais de estimação. Um estudo descobriu que, mesmo quando as pessoas com hipertensão leve adotaram cães de um abrigo, a pressão arterial diminuiu significativamente em apenas cinco meses; Brincar com um cão ou gato pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa. A companhia de um animal de estimação também pode aliviar a solidão, e a maioria dos cães é um grande estímulo para o exercício saudável, o que pode melhorar substancialmente o humor e aliviar a depressão

PROCURE AJUDA – Se você pensa em tirar a própria a vida ou conhece alguém que dá indícios de que possa cometer suicídio, saiba que especialistas afirmam que o mais importante é que as pessoas não fiquem com este sentimento somente para si. É preciso conversar, buscar ajuda e orientar aqueles que demonstram o desejo de se matar para que procurem atendimento na rede de saúde e também pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua na prevenção do suicídio. Os atendimentos são realizados por meio da linha gratuita 188, “chats” pela internet (www.cvv.org.br), correspondências e e-mail.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Logo Hospital Veterinário Animal Clinic em Branco


Quem somos


Referência em diferentes especialidades, o Hospital Veterinário Animal Clinic tem serviço de emergência ágil e moderno. Excelência do atendimento 24h/dia!




Receba as Novidades


Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.



Open chat
Powered by