Cães Idosos: Como Ensinar Novos Ensinamentos

28 de outubro de 2020 por Ana Flávia Gerva
caesidosos-blog.jpg

Um estudo internacional sugere que até os cães idosos podem aprender novos ensinamentos com objetivos de serem reeducados.

Um novo estudo sobre cães idosos sugere que a dieta correta, o exercício e a estimulação mental podem ajudar até mesmo as mentes mais idosas a ficarem em forma ou aprenderem coisas novas.

Os pesquisadores descobriram que Beagles mais velhos alimentados com uma dieta rica em antioxidantes de frutas e vegetais, praticantes de exercícios diariamente, interagem com outros animais ou brinquedos de modo estimulante.

Estes bichinhos conseguiram até aprender novas tarefas e pontuaram melhor em testes de habilidades de aprendizagem.

Detalhes da Pesquisa com Cães Idosos

No estudo de dois anos os pesquisadores dividiram 48 Beagles com idades entre 7 e 11 anos em quatro grupos:

1: Grupo alimentado com uma dieta regular que recebeu cuidados padrões.

2: Grupo de tratamento padrão e uma dieta fortificada com antioxidante, consistindo de ração suplementada de tomates, grânulos de cenoura, polpa cítrica e flocos de espinafre. Refeições repletas de vitamina E, vitamina C, ácido lipoico e carnitina.

3: Grupo que recebeu uma dieta regular com exercícios, socialização junto aos outros cães e estimulação à base de brinquedos.

4: Grupo que ganhou tanto a dieta fortificada com antioxidantes quanto o ambiente enriquecido socialmente.

As frutas e os legumes adicionados à dieta fortificada com antioxidantes foram o equivalente para aumentar a ingestão de três porções a cinco ou seis porções diárias.

À medida que o estudo progrediu os pesquisadores testaram estes cães com testes de habilidades de aprendizagem progressivamente mais difíceis.

Os resultados mostraram que cães mais velhos que comeram a dieta fortificada de antioxidantes e viviam em um ambiente ativo desempenharam melhor as tarefas de habilidade de aprendizagem, superando os cãezinhos nos outros grupos.

Mas, Beagles mais velhos que receberam pelo menos uma das intervenções, como dieta ou exercício, também se saíram melhor do que o grupo que ganhou tratamento padrão e dieta regular.

Todos os Beagles da dieta combinada e grupo de ambiente enriquecido foram capazes de resolver problemas de aprendizagem.

Oito dos 12 cães que receberam a dieta fortificada com antioxidantes resolveram o problema, e, oito de 10 que viveram no ambiente enriquecido sem a dieta antioxidante também demonstraram êxito.

Os pesquisadores descobriram que a intervenção dietética parece não ter efeito sobre os cães mais jovens, realmente um fator intrigante.

Pesquisas do gênero são importantes para alertar aos tutores que assim como seres-humanos os cães idosos precisam de uma dieta balanceada e um ambiente social favorável para viverem saudáveis por mais tempo.

Logo Hospital Veterinário Animal Clinic em Branco


Quem somos


Referência em diferentes especialidades, o Hospital Veterinário Animal Clinic tem serviço de emergência ágil e moderno. Excelência do atendimento 24h/dia!




Receba as Novidades


Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.



Open chat
Powered by