Castração engorda?
A castração engorda? Muitas pessoas possuem medo de providenciar a cirurgia com medo de que os animais se tornem molengas e obesos, sem nenhum tipo de disposição para brincar como um pet animado.
Também existem tutores que têm cães de segurança, e, por não saberem se castração engorda, ficam com medo de castrar e tornar o bicho lento, suscetível às invasões dos bandidos dentro de casa.
Cientificamente, a castração não engorda. Existem diversas espécies castradas que estão em forma física plena, e, também há não castradas que sofrem com problemas de obesidade.
Acontece que os animais castrados acarretam menos hormônios, e, se os donos não estimularem uma rotina com brincadeiras aumentam as chances de o bicho engordar e ficar preguiçoso.
Por outro lado, quando os tutores dos pets se preocupam em estimular brincadeiras e atividades físicas, além de fornecer apenas os alimentos indicados por veterinários, então não há chances de engordar.
Castração engorda quando falta atenção dos donos
Assim como na vida dos seres-humanos, os animais não engordam do nada. É preciso um tempo longo para gerar a obesidade nociva à saúde e ao bem-estar. Desta forma, aos primeiros sintomas de corpo obeso se faz necessário procurar o veterinário para iniciar novos ciclos de alimentação e exercícios físicos ao animal.
O fato é que não adianta castrar o bicho quando os donos estão descomprometidos com o trato qualitativo. Qualquer tutor consciente sabe que as práticas de atividades físicas em pets de forma diária são medidas indispensáveis de saúde.
Você precisa se ater ao físico do animal de estimação, além de providenciar cuidados elementares para a dieta alimentar.
Caso exista ganho no peso mesmo com os exercícios físicos em dia é necessário diminuir a alimentação, mas sempre após consultar um veterinário especialista, que analisa o animal antes de indicar os alimentos corretos e as quantidades ideais.
Aumento da alimentação
Um animal castrado tem necessidades diferentes das espécies que não foram submetidas à castração. Por esse motivo, independentemente do tipo de cão ou gato, pode existir aumento no consumo de alimentos.
Contudo, isto não quer dizer que você precisa gastar mais dinheiro para sustentar o bicho castrado. Ao contrário, existem menores gastos ao longo prazo, tendo em vista que os animaizinhos possuem menos: doenças, necessidades de remédios, cuidados especiais com maternidade, entre outros custos caros no decorrer da vida.
A castração engorda? Não! Existe aumento no peso apenas quando os donos dos pets são negligentes e jamais praticam cuidados elementares para manter o animal saudável e com bem-estar.
Quem mora em Curitiba tem muito a ganhar em qualidade ao providenciar castração de cães ou gatos na Animal Clinic, o empreendimento veterinário mais famoso da capital do Paraná. Conheça informações sobre cuidados com pets acessando nossa página no Facebook.