O serviço de cardiologia é feito pelo nosso corpo clínico altamente preparado para o atendimento das doenças do coração. Contamos também com o suporte de exames complementares, realizados aqui mesmo no nosso hospital, como o exame eletrocardiográfico, exame ecodopplercardiográfico, Holter e exames radiográficos, que nos ajudam a diagnosticar as principais enfermidades cardiorrespiratórias dos cães e gatos.
Temos um grande número de pacientes com problemas cardíacos e respiratórios, mas que tem tido uma maior expectativa de vida e, além disso, uma melhor qualidade de vida devido ao acompanhamento clínico.
É recomendado também realizar uma avaliação cardiológica nos animais que irão para cirurgias, para ter maior segurança e tranquilidade em relação ao procedimento anestésico e cirúrgico.
O exame ecocardiográfico avalia a estrutura e o funcionamento do coração com o uso do ultrassom. Este exame é frequentemente empregado na avaliação de pacientes com sopro cardíaco, síncope, cansaço fácil, portadores de diversas doenças cardíacas como valvopatias, miocardiopatias, anomalias congênitas, entre outras. Este exame nos mostra músculo e valvas cardíacas em movimento e, além disso, por meio do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, podemos identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.
O exame eletrocardiográfico é o registro dos fenômenos elétricos do coração. Ele é um exame valioso para o diagnóstico de arritmias e outras condições como, por exemplo, os distúrbios eletrolíticos.
Para uma avaliação mais ampla da atividade elétrica do coração, o exame eletrocardiográfico deve ser complementado com o exame eletrocardiográfico contínuo (monitoração Holter). A principal diferença entre as técnicas é que na convencional o exame dura poucos minutos e no Holter a duração é normalmente de 24 horas, o que possibilita o diagnóstico de arritmias não demonstradas no eletrocardiograma. O exame Holter é o método mais adequado para avaliar o ritmo cardíaco, fornecendo informações qualitativas e quantitativas dos complexos anormais, permitindo a observação da atividade elétrica cardíaca com o animal em diferentes atividades (sono, exercício, refeição).
radiografia de tórax é o método mais utilizado na avaliação das doenças cardiorrespiratórias. Em cardiopatas a alteração que pode se observar é o aumento do coração (cardiomegalia) associada ou não a congestão vascular pulmonar. É este exame quem vai diferenciar se o paciente apresenta edema pulmonar, efusão pleural, pneumonia, bronquite, entre outros.
Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.