A especialidade de felinos tem crescido a cada ano, assim como a procura pelos tutores de gatos por um serviço especializado na área.
Gatos não são cães pequenos, o que significa que esta espécie tem muitas particularidades e diferenças quando comparada à espécie canina.
Desde o atendimento ao felino, que deve ser diferenciado e com o mínimo de estresse, até o diagnóstico preciso e uso de adequadas medicações para essa espécie, precisam ser feitos.
Os felinos são animais que se estressam como muita facilidade, principalmente ao serem transportados e postos em um ambiente que não está familiarizado. Esse estresse, se não reconhecido pelo médico veterinário, pode aumentar a condição de medo do paciente e a consulta veterinária pode se tornar um evento extremamente estressante para o animal e para os tutores, já que muitas vezes esse comportamento segue-se de arranhões, mordidas e sons agressivos.
Pensando nisso, o Hospital Animal Clinic conta com uma sala de espera exclusiva para os gatinhos, onde podem ficar soltos, andando pela sala, enquanto aguardam o atendimento. Temos em nossa estrutura um consultório exclusivo para gatos. Também pensando no bem estar dos nossos pacientes, contamos em nossa equipe com médicos veterinários especialistas em felinos, que saberão como realizar manejo ao paciente durante a consulta, assim como darão o diagnóstico mais preciso com a indicação dos exames mais adequados.
Os felinos apresentam uma maneira diferenciada de se comportar mediante uma doença, demorando para apresentar sinais clínicos mais claros para os tutores. Devido a isso, comumente no momento do atendimento, o paciente já apresenta a doença estabelecida e com diversas complicações associadas, necessitando de um diagnóstico preciso e instituição rápida de terapia.
O especialista em felinos especializou-se na clínica médica e cirúrgica desta espécie, tendo conhecimento de todas as doenças que acometem os felinos e estão atualizados da melhor terapia para cada caso. Conhecem como ninguém a fisiologia da espécie e suas limitações, selecionando a terapia para melhorar a condição do paciente, e não intoxicá-lo.
Nosso internamento também foi projetado pensando no bem estar dos gatos. Temos um internamento exclusivo para felinos, espaçoso e silencioso, para que haja o mínimo de estresse durante o internamento. Juntamente com o médico veterinário especialista, todos os médicos veterinários responsáveis pelo internamento, os anestesistas, cirurgiões e enfermeiros são preparados para realizar o melhor manejo do paciente e dar conforto e bem estar aos gatinhos durante o período que estão no hospital.
Gatos de raça como o persa apresentam mais doenças respiratórias devido ao focinho achatado, além de displasia renal doenças comum nesta raça.
Os animais de pelagem clara possuem maior risco de desenvolver o câncer de pele.
O envelhecimento celular e a diminuição da capacidade das células de se recuperar fazem com que o organismo dos animais idosos seja mais suscetível a doenças.
As contínuas ondas de hormônios durante a vida das fêmeas é dos fatores causadores do câncer de mama. É sabido que o quanto antes a fêmea é castrada menor é o risco do desenvolvimento de câncer de mama.
Assim como ocorre nos humanos, o sedentarismo e má alimentação que levam a obesidade são fatores de risco para desenvolver diversas doenças: como problemas cardíacos, ortopédicos, endócrinos entre outros.
As vezes os gatos demoram muito para demonstrar que estão doentes, só sendo notável os sinais quando a doença já está bem avançada.
Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.