A Odontologia é a especialidade responsável pela saúde oral dos cães e gatos, ou seja, prevenção de doenças relacionadas aos dentes e cavidade oral.
A manutenção de uma saúde oral é fundamental para prevenção de outros focos de doença pelo corpo. Hoje as alterações odontológicas são encaradas como doença e devem ser tratadas ou prevenidas. É sabido que uma boa condição oral em cães e gatos aumenta a expectativa de vidas dos pacientes, já que infecção na boca pode gerar infeção em outros órgãos, como fígado, rins, coração, intestino, olhos e narinas. Além disso, dor em região de dentes, gengivas ou presença de tumores orais podem gerar anorexia, diminuição da ingestão de água, apatia e até mesmo agressividade em alguns pacientes.
A halitose ou mal hálito é um dos principais sinais que fazem com que os tutores busquem ajuda especializada mas sabemos que nesse momento a doença odontológica já está em estágio moderado ou avançado. Outras causas de procura ao médico veterinário é dor ao mastigar ração seca ou brinquedos ou na manipulação da cavidade oral e salivação excessiva, também indicando um estágio mais avançado da doença. Existem outras alterações que podem ser devido a doença oral mas que muitas vezes não são correlacionadas a isso, demorando a procura por atendimento especializado, como secreção nasal, espirros, lesões ulceradas abaixo do olho, relutância em se alimentar de petiscos ou ração seca ou diminuição das brincadeiras com bolinhas ou outros objetos. O diagnóstico precoce e o acompanhamento da saúde oral com frequência faz com que as doenças sejam diagnosticadas e tratadas precocemente, com o mínimo de complicações ao paciente.
É possível sim realizar a prevenção dos problemas odontológicos, através de tratamentos de limpeza frequentes, uso de produtos veterinários específicos, escovação dentária. O tratamento pode e deve ser feito em qualquer idade, inclusive nos pacientes idosos, mediante realização de exames complementares (como exame de sangue, urina, ecocardiografia, eletrocardiografia, etc).
Os cães de raça como Yorkshire, Schnauzer, Poodle, Pinscher são mais predispostos a acúmulo de cálculo dental (tártaro).
Os animais de focinho curto como: Bulldog Inglês e Francês, Shih-tzu, Pequinês e gatos Persas.
Pacientes idosos tem mais predisposição de acúmulo de cálculo dental, desgastes dos dentes, além de enfraquecimento ósseo que pode causar fraturas nos dentes.
A alimentação pastosa ou caseira faz com que o acúmulo de comida nos dentes seja mais fácil e predispõe a doenças periodontais.
Animais que roem objetos duros, as grades do canil ou madeira podem desgastar os dentes levando a exposição do canal do dente, o que causa muita dor e necessidade de tratamento periodontal.
Seu animal poderá apresentar um ou mais sinais associados.
Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.