O período do cio de qualquer animal de estimação pode ser um momento de grande dor de cabeça para os donos dos pets. O cio nada mais é do que o período que os animais estão férteis e propícios a copular e gerar filhotes. Alguns comparam o ciclo menstrual das mulheres com o período de cio dos animais, mas essa comparação é de certo modo errada, já que o cio dos animais é bem diferente do ciclo menstrual humano.
As principais características que uma gata no cio assume durante este período são os miados longos e roucos, comportamentos um pouco mais agressivos e grande vontade de sair de casa. Essa vontade de sair de casa é movida pela necessidade de procurar um gato macho para copular e gerar filhotes, já que esse é o instinto do animal.
Evitando problemas com a gata no cio
A gata no cio pode dar muitas dores de cabeça aos donos, principalmente se morarem num apartamento. Por isso, muitas pessoas optam por procedimentos específicos para evitar tais dores de cabeça e também para proteger o animal de estimação. Castrar a gata é ainda o principal método de proteção do animal, e ainda ajuda a manter a saúde dela sempre boa.
Alguns veterinários orientam a utilização de medicações anticoncepcionais para as gatas. São poucas as situações em que esse procedimento é aconselhado, mas, se for, deve ser feito com certeza, pois os efeitos colaterais podem ser intensos. O uso dos anticoncepcionais pode não ser a melhor opção, principalmente porque não inibem algumas das características peculiares do cio das gatas, como os miados e o comportamento agressivo. Por isso, pense bem antes de fazer esse procedimento.
Quer filhotes?
O cio das gatas é o período que os filhotes podem ser gerados. Caso haja um gato macho no mesmo recinto, existe uma chance muito maior de que filhotes sejam gerados. Portanto, se você tem interesse em ter filhotes de gato, esse é o período correto. É importante lembrar que, uma vez castrada, a gata não poderá mais gerar filhotes. Logo, essa é uma decisão que deve ser tomada com total certeza. A parte boa é que elimina as dores de cabeça que o período do cio das gatas causa nos donos.
Fonte: Homeopet.com.br – Dica do Samuca | Foto: Divulgação.