A educação e o treinamento de cães é uma tarefa difícil, principalmente para quem não tem muita prática com isso. Mesmo os treinadores mais acostumados com diversas situações avessas à rotina deles, têm dificuldades em alguns casos. Mas é preciso ter paciência e seguir algumas dicas fundamentais para que seu cachorro responda bem ao treinamento e seja um “bom garoto” (ou uma “boa garota”) sempre.
Especificamente falando sobre a capacidade que você tem de caminhar com seu cão com a guia solta em ambientes externos, ou seja, em parques, praças ou na praia, é importante ter em mente que algumas atitudes não são aconselhadas e podem causar problemas sérios na educação do seu pet. Uma destas atitudes é o fato de deixar o cachorro cheirar tudo a sua volta.
Por que não se pode deixar o cão cheirar tudo e todos?
Pode parecer algo simples e insignificante, mas deixar seu cão cheirar tudo a sua volta durante o passeio pode ser fatal para perder a atenção dele nos próximos passeios. Tudo que as pessoas querem é que seu pet caminhe ao seu lado durante os passeios, mesmo sem a guia. Isso requer treinamento e respeito da pessoa em relação ao animal.
É fato que, caminhar por lugares novos, cheios de novos cheiros é uma situação que fascina os cães. E é instinto deles querer cheirar tudo. É aí que está o problema: quando o ambiente ao redor é mais interessante do que caminhar ao seu lado durante o passeio, você fatalmente perderá o controle sobre ele. É por isso que os especialistas afirmam, categoricamente, que deixar os cães cheirarem tudo ao seu redor é uma atitude equivocada.
Como resolver o problema de forma correta
Tudo pode – e deve – ser resolvido com muito treino. O ideal é começar a prender a atenção do seu pet em casa. Coloque itens com cheiros interessantes num local, deixe o animal cheirar e depois o chame. Quando ele vier, ofereça uma recompensa. Faça isso com diferentes cheiros.
Procure não repreender seu cão se ele não vier. Isso pode associar a chamada a uma ação negativa e fazer o animal não responder mais ao estímulo. Com tempo saia de casa, primeiro com a guia, depois sem. O tempo e o treino fará as coisas ficarem como você sempre quis: seu cão ao seu lado sempre.
Meu cão só cheira a ração, mas não quer comer
É comum que animais doentes se recusem a comer, tente oferecer ração aos poucos ou comprar rações úmidas costumam chamar atenção dos cãezinhos. Em casos mais graves, como gastrite canina, é importante consultar um médico veterinário para que o mesmo oriente um alimentação adequada ao caso.
Fonte: Homeopet.com.br | Foto: Divulgação.