A castração dos nossos pets é um assunto que está cada vez mais em evidência. Mas nem por isso o assunto deixou de causar dúvidas e questionamentos por parte dos proprietários que querem garantir a saúde e bem-estar dos seus bichinhos.
E são exatamente essas preocupações que devem motivá-lo a castrar seu animalzinho, uma vez que o procedimento está cada vez mais simples e muito benéfico para a saúde deles, reduzindo o estresse do animal seja ele macho ou fêmea. Além disso, existe toda uma questão social envolvida, que é o controle de natalidade dos animais, já que atualmente os números de abandono e quantidade de animais são alarmantes.
Mas, mesmo com todos os avanços, é preciso buscar profissionais qualificados para realizar o procedimento cirúrgico, que acontece com anestesia geral. Quando se trata de fêmeas, o processo se trata da retirada de útero, trompas e ovários e nos machos são retirados os testículos.
Conheça algumas vantagens da castração
Entre a série de vantagens que o procedimento pode trazer estão a diminuição do risco de doenças de útero, câncer de mama, nos órgãos genitais, próstata e testículos. Além disso, a castração evita gravidez psicológica, no caso das fêmeas, além do hábito de urinar em paredes e lugares impróprios, fugas e brigas no caso dos machos, principalmente os gatos.
Quais são os mitos sobre a castração?
Assim como quase todo processo cirúrgico, a castração conta com vários mitos envolvidos com o procedimento. Entre eles o aumento de peso do animal, os preços, o medo de que ele se torne menos ativo e a falsa necessidade de que o animal precisa ter ao menos uma cria.
No primeiro caso, o mito pode até fazer sentido já que o cão ou gato passa a fazer um pouco menos de atividades físicas, por isso o aumento de peso não seria pelo procedimento. Mas, existe como evitar a engorda incentivando as atividades físicas.
Fonte: Homeopet.com.br | Foto: Divulgação.