Sarna Demodécica Canina: Diagnóstico e Formas de Tratamento
Conheça como os veterinários fazem diagnósticos e encaminham tratamentos para cães que sofrem por causa da sarna demodécica canina.
Sarna demodécica canina são frequentes em filhotes de cães. As lesões e os sinais em geral envolvem: perda de pelo; pele vermelha e úmida.
Os ácaros da sarna demodécica canina preferem viver nos folículos pilosos, então, na maioria dos casos, a perda de pelos é o primeiro sinal notável.
Normalmente, a perda de pelo começa em torno do focinho, dos olhos e de outras áreas na cabeça.
Em sarna localizada se nota algumas áreas transversais circulares, com maior frequência na cabeça e nas pernas dianteiras de cães jovens, com 3-6 meses de idade.
As lesões persistentes precisam ser tratadas com certa urgência.
Nos casos em que todo o corpo está envolvido (sarna generalizada), há áreas com perda de pelos, incluindo a cabeça, pescoço, abdômen, pernas e pés.
Muitas vezes a pele ao longo da cabeça, do lado e das costas fica espessada e inflamada.
Geralmente, há uma infecção bacteriana secundária.
Alguns animais podem ficar bastante doentes e desenvolver febre, perder o apetite e ficar com letargia.
Os pacientes com sarna demodécica generalizada precisam de um tratamento vigoroso imediato.
Diagnóstico da Sarna Demodécica Canina
Sarna demodécica canina é confirmada por raspagem da pele ou biópsia, caso em que os ácaros podem ser vistos com auxílio de um microscópio.
Tais ácaros são muito pequenos para serem vistos a olho nu.
Os cães mais velhos diagnosticados com sarna demodécica canina devem ser analisados também na busca de outras doenças: doença de Cushing, hipotireoidismo e câncer.
A história nutricional e qualquer histórico de doenças referentes ao cão devem ser informados ao médico veterinário que analisa o animal.
Como é Tratada a Sarna Demodécica em Cães?
O tratamento é realizado com medicamentos tópicos (na pele) e remédios orais.
Se um cão desenvolve sarna demodécica canina generalizada o tratamento pode ser longo e dispendioso.
Em caso de suspeitas leve seu animal para ser analisado por especialistas da Animal Clinic, clínica veterinária especialista no diagnóstico da sarna demodécica canina.