Os vermífugos para cães e gatos são medicamentos para prevenir os bichinhos de doenças causadas por lombrigas (vermes), muitas vezes microscópicas, que podem causar diversos danos à saúde do animal durante toda a sua vida.
Então, este é um tratamento constante, que será com maior ou menor dosagem e espaçamento de tempo dependendo da idade do peludo, é uma responsabilidade que a pessoa assume em cumprir assim que adota um pet. Mas, afinal, de quanto em quanto tempo eu devo dar o vermífugo para cães e gatos? Muda a frequência quando eles são filhotes e depois de adultos? Se ele estiver doente eu posso administrar a medicação mesmo assim? Estas são algumas das muitas perguntas que os donos se fazem e que serão respondidas agora.
É sempre bom ressaltar que embora haja muitas marcas de vermífugos no mercado, será o veterinário do seu cachorro quem irá indicar o melhor para o caso dele. Afinal, todos esses medicamentos são tóxicos, até por isso capazes de matar os parasitas, mas será de acordo com o tipo que ele será prevenido ou já está infectado que será receitado o mais eficaz.
Filhotes geralmente tem vermes, principalmente o do tipo áscaris, mas antes de prescrever o vermífugo para cães e gatos correto é necessário até mesmo um exame de fezes, para que assim o remédio seja mais certeiro. E isto vale para toda a ninhada, desde que eles não apresentem sinais de doença ou estresse. Se isto ocorrer, trate-os e depois dê o medicamento.
Assim que os cãezinhos nascem eles já necessitam de uma atenção especial quanto a isto, tendo a primeira dose entre o dia 15 dias e 30 de vida. Depois vai se repetindo de 15 em 15 dias por três vezes, para garantir que todos os vermes adquiridos durante a gestação, através do leite, por ingestão dos ovos ou os mais resistentes realmente estejam exterminados. Porém, neste caso, o vermífugo é em forma líquida por via oral e não em drágea, como começa a ser depois de seis meses, que é a manutenção. Ou seja: semestralmente o seu peludo repetirá a dose, porém em quantidades compatíveis ao seu tamanho.
É importante ressaltar que o vermífugo para cães e gatos também não deve ser dado aos animais adultos caso eles estejam passando por momentos de exaustão ou com alguma patologia, principalmente em estado febril.
Eliminando as verminoses nos gatos
O jeito de administrar o vermífugo para cães e gatos não é o mesmo, já que os felinos são independentes e mais higiênicos (por isso lambem a si mesmos ou a outros gatos quase o dia todo), consequentemente, mais propensos a contraírem vermes, na maioria das vezes pelas pulgas e em forma de larvas ou ovos.
Para começar a preveni-los desde o início de suas vidas, assim como com os cachorros, eles devem receber a primeira dose de vermífugo depois de 15 a 30 dias do nascimento. Mais uma vez vale ressaltar que levá-lo ao consultório especializado é fundamental, pois sempre existe o remédio mais apropriado para cada peludo. Sendo assim, o profissional explicará o esquema de dosagem e o gatinho receberá a quantidade correta para a primeira vez, aos 30 dias e repetir em 15 dias, 3 meses e depois em intervalos de 3 a 4 meses para o resto de sua vida.
Fonte: Cachorrogato.com.br | Foto: Divulgação.