Com a Páscoa chegando, a procura por chocolates aumenta. E a data não estimula a compra de chocolates só para nós, seres humanos. Quem ama seu animal de estimação também quer ver seu bichinho entrar no clima da data. Porém, antes de sair escolhendo qual chocolate comprar para seu pet, é preciso ficar atento: nem todo chocolate pode ser consumido pelos animais e nem todos os animais podem comer esse tipo de iguaria.
A médica veterinária Ana Paula Castro, da Animal Clinic, em Curitiba, alerta: chocolates destinados a humanos são proibidos para animais. “O chocolate normal para humanos é tóxico para cães e gatos, pois o chocolate contém grande quantidade de cacau. O cacau contém uma substância tóxica, chamada teobromina, que em grandes quantidades levam a intoxicação e morte do animal. O organismo humano consegue metabolizar e eliminar eficientemente essa substância; já os cães são ineficientes para eliminar a teobromina”, explica Ana Paula. Além da substância presente no cacau prejudicar os cães, a maioria dos chocolates para humanos contém leite, o que provoca quadros de diarreia nos animais.
De acordo com a veterinária, apenas 100 gramas de chocolate de humanos é suficiente para intoxicar um cão de médio porte, podendo levá-lo a morte. Um cachorro intoxicado por chocolate apresenta vômito, diarreia, dificuldade de coordenação motora, e nos casos mais graves, convulsões.
Quem ama seu pet como um membro da família, não gosta da ideia de não conseguir presentear seu bichinho na Páscoa. Pensando nesse público, que deseja comemorar a data com chocolate para o cão, mas sem oferecer riscos, é que existem chocolates específicos para cachorros. Segundo a veterinária da Animal Clinic, existem chocolates próprios para cães em formato de ovos de Páscoa, biscoitos e ovinhos coloridos. “Esses produtos contêm cor, cheiro e sabor de chocolate”, explica Ana Paula. A Chocodog – marca especializada em petiscos sabor chocolate para cachorros -, lançou uma linha especial para Páscoa, com ovinhos coloridos e o tradicional formato do ovo de Páscoa. A linha já está disponível na Animal Clinic.
Porém, segundo a médica veterinária Ana Paula, a brincadeira de dar chocolate para cachorros deve ser restrita. “Esses alimentos são indicados como um agradinho, de vez em quando, para os animais. Não é aconselhável oferecer mesmo o chocolate para cachorro diariamente. A prudência é a mesma, se comparado com os humanos: pode comer, mas sem exageros”, ressalta.
Serviço:
Animal Clinic – Clínica e Hospital Veterinário 24 horas e Pet Shop
Avenida Paraná, 4381
animalclinic.com.br/site