Afinal de contas, o que é uma tosa higiênica? Trata-se de uma especialização da tosa habitual onde são aparados os pelos na região dos órgãos íntimos, de parte da cauda e região em volta do ânus, das patas, barriga e orelhas. Veja aqui mais sobre a necessidade desse procedimento para manter a saúde da pele e o pelo sempre bonito do seu pet peludo.
A tosa higiênica é feita para evitar o acúmulo de sujeira em algumas regiões do corpo dos cães peludos, importante para manter uma boa higiene. São aparados os pelos em volta do traseiro, órgãos genitais e barriga, onde normalmente as secreções naturais do corpo podem acumular. Aparar esses pelos é importante, pois, além de deixarem o aspecto do pet com jeito de sujo mesmo logo após o banho, podem predispor a ocorrência de alguns tipos de infecções de pele.
Nessa modalidade de tosa, são aparados somente os pelos de algumas partes do corpo do cão, ajudando-o a sentir-se mais fresco e confortável durante os dias quentes. Na tosa higiênica, os pelos das patas são aparados também. Isso ajuda na transpiração do cachorro e facilita a secagem entre os dedos. O procedimento evita que os pelos das patas fiquem úmidos por muito tempo, evitando doenças na pele.
Esse serviço deve ser feito por um profissional treinado em banho e tosa. É necessário muito cuidado no momento de retirar os pelos da região íntima de seu animal de estimação para evitar que haja cortes ou danos a esse local tão sensível de seu corpo que se pode ferir facilmente com lâminas ou tesouras. A manutenção da tosa deve ser feita conforme o crescimento do pelo, que dura normalmente um mês.
Gostou? Então agende um horário conosco! Clique aqui.
Fonte: Bolsademulher.com | Foto: Divulgação.