Se você ama cachorros, com certeza, em algum momento, já deve ter ouvido falar em adestramento positivo. E, provavelmente, só de ouvir o nome, você já deve ter uma ideia do que seja, não é mesmo? O adestramento positivo, nada mais é do que utilizar somente os métodos que sejam positivos na hora de ensinar o cão, utilizando petiscos ou brincadeiras quando o cão acerta algum comando. E, além disso, é proibido utilizar métodos negativos. Ou seja, nada de brigar, bater, castigar mesmo o cão não responde da forma como gostaríamos.
Esse tipo de adestramento já está sendo utilizado por profissionais adestradores no mundo todo, e sempre vem acompanhado de excelentes e rápidos resultados. Nesse tipo de treinamento, o animalzinho não sofre trauma algum e liga o novo truque ou comportamento somente com lembranças prazerosas e alegres. Existem inclusive, alguns cães que só aprendem desta forma, sem violência ou qualquer tipo de coerção.
Mas, como diferenciar o adestramento positivo do adestramento com coerção? E, mais: como saber se o adestrador que você escolheu para seu cachorrinho não está utilizando o método mais traumático?
Para essa última pergunta, a resposta é mais do que simples. Quando o seu cão vir que o adestrador está chegando, qual é o comportamento que ele apresenta? Se ele sai correndo de alegria para recebê-lo então pode ficar tranquilo! Sem dúvidas, ele deve estar utilizando somente métodos positivos para adestrar seu cão.
Outras das principais características do adestramento positivo são:
* O adestrador presta atenção no comportamento do cão. Ele é capaz de reconhecer sinais e se antecipar a eles.
* O adestrador vai ensinar você a reconhecer esses comportamentos, a fim de fazer com o que seu bichinho se comporte muito bem em casa também.
* Os adestradores que usam o método positivo costumam explicar em detalhes o processo pelo qual o seu bichinho vai passar.
* Seu adestrador vai lhe mostrar que você pode ser capaz de reconhecer as formas que seu cão utiliza para se comunicar com você.
* Você e seu cãozinho vão adorar as aulas! Você sentirá que ela se passa de forma leve e que o bichinho está realmente adorando aprender!
É importante a gente pensar que quando aprender é algo prazeroso, tudo fica mais fácil. O mesmo acontece com os animais. Se for escolher um tipo de adestramento para seu bichinho, prefira sempre o adestramento positivo! Afinal, ele é um membro muito importante da sua família, não é mesmo?
Fonte: Homeopet.com.br | Foto: Divulgação.