Entre as principais perguntas frequentes sobre castração de gatos se destaca uma questão específica: Castração de gatos filhotes é segura? Especialistas convergem o pensamento ao indicar que existe bastante segurança nas técnicas para castração de gatos aplicadas por clínicas capacitadas, que têm a certificação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
Castração de gatos filhotes é segura, rápida e exige menos medicações do que nos adultos. Especialistas indicam ser necessário providenciar tal cirurgia o mais cedo possível para proporcionar bem-estar ao animal desde a infância.
Atenção! Você deve providenciar a castração de gatos filhotes ou adultos sempre nas clínicas veterinárias autenticadas para este serviço, do contrário o processo cirúrgico pode não ser seguro e confiável. Jamais coloque em risco seu bichinho de estimação.
Idade para castrar gatos filhotes
Nos felinos a partir do quarto mês é possível providenciar a castração profissional. Nas gatas deve ser realizada a cirurgia antes do primeiro cio para evitar doenças como tumor de mama.
Não há sofrimento no pet. O processo é indolor porque anestesistas profissionais usam anestesia para evitar dores na cirurgia.
Uma clínica profissional com especialistas gabaritados se preocupa em usar sempre anestesia inalatória, considerada a mais segura nos dias de hoje para castração de gatos e cães.
Após as técnicas profissionais de castração o gatinho já pode voltar para casa no mesmo dia e descansar junto com a família para se recuperar alegremente.
Castração de gatos filhotes é seguro para a saúde?
Muitas pessoas notam que após a castração os felinos engordam e correm riscos de ficarem obesos. Mas, com uma dieta regular e atividades físicas diárias o animal permanece em forma.
Controlar a alimentação é uma das grandes dicas para evitar que gatos ou gatas fiquem obesos. Você jamais pode dar comida de humanos aos animais. Se faz necessário alimentar com ração e outros alimentos indicados por veterinários especialistas.
Dieta após castração de gatos filhotes
Embora a castração de gatos seja uma cirurgia indolor e segura, os donos do pet precisam se ater para a dieta dos animais após os procedimentos cirúrgicos, principalmente nos 90 dias seguintes.
Na prática, se não existe uma dieta adequada nos primeiros meses após a castração o gato médio de 5 quilos pode ganhar 3 quilos adicionais em 1 trimestre. Se considerar esta estimativa no mundo dos humanos seria como ter 35 quilos, ganhar 30 quilos e ficar com mais de 65 quilos, aproximadamente.
Controle de Natalidade e castração
A única maneira segura de controlar a natalidade nos gatos é fazer castração, pois o uso do anticoncepcional causa efeitos colaterais e leva ao desenvolvimento de câncer.
Basta fazer a castração de gatos e pronto, o seu animal de estimação vai ficar manso, dócil, obediente e sem necessidade de reproduzir. Clique aqui e solicite um orçamento para castrar gatos em Curitiba na Animal Clinic.