Gastrite uma inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago e pode ser aguda ou crônica.
Gastrite aguda
A gastrite aguda pode ser causada pela ingestão de alimentos contaminados, objetos estranhos, plantas tóxicas, substâncias químicas e/ou medicamentos irritantes. Existem também as causas infecciosas, virais e bacterianas, embora estas não estejam bem definidas em cães e gatos.
Sintomas: Os principais sinais são vômito, falta de apetite, mal estar e em alguns casos febre e dor abdominal, estes são raros.
Diagnóstico: O diagnóstico é feito pelo histórico do animal, exame clínico e exames complementares.
Tratamento: Para o tratamento podem ser utilizados antieméticos (medicamento para controlar o vômito), retirar a alimentação por até 24 horas, fluidoterapia, entre outros.
Gastrite crônica
Nas gastrites crônicas as maiores causas são microorganismos como, helicobacter (especialmente em felinos), reações alérgicas, resultado de doenças inflamatórias cônicas e/ou auto-imune.
Sintomas: Os sinais clínicos são vômito, a frequência vária de uma vez por semana ou várias vezes ao dia e alguns animais apresentam apenas anorexia (falta de apetite).
Diagnóstico: O diagnóstico pode ser feito por exame clínico, endoscopia e se necessário biópsia.
Tratamento: O tratamento da gastrite consiste alimentação equilibrada, corticóide, antieméticos e antiinflamatórios.
A Homeopatia é uma terapêutica eficaz para o tratamento de Gastrite. A Homeopatia age estimulando o organismo a reverter o processo patológico e é capaz de prevenir recidivas que são comuns.
Fonte: Homeopet.com.br | Foto: Divulgação.