Muitos donos tem um problema sério: a mania que alguns cães têm de urinar em locais inapropriados.
Principalmente os machos urinam em objetos de casa: cortinas, tapetes, rodas do automóvel são os alvos favoritos, para desespero de muitos tutores. Além do odor desagradável, a urina dos cães pode danificar esses objetos. O comportamento de demarcar o território, como é popularmente chamado, também pode ocorrer entre as fêmeas. Trata-se de um hábito normal entre os cães que já são adultos. Na urina, existem substâncias químicas voláteis chamadas feromônios. Por meio deles, os cães mandam mensagens olfativas uns para os outros.
Esse comportamento não é relacionado com a eliminação normal. Quando um cão está só demarcando um território, são expelidas quantidades mínimas de urina. A castração é a principal alternativa para diminuir a ocorrência desse tipo de situação.
O principal erro apontado pelo adestrador em relação ao problema é que muitos cães recebem ordens de forma errada por parte da sua família. “Falar demais e muitas pessoas dando ordens diferentes são atitudes que confundem o cão. Não adianta xingar o cachorro ou tentar punir após o acontecido. Isso só confunde ainda mais.”.
Premiar o comportamento certo na hora certa é a chave para resolver o problema
Colocá-lo em um local restrito para, quando ele for solto, ele ir fazer suas necessidades no local correto é um comportamento que deve ser reforçado de forma positiva. “Assim como uma criancinha que está aprendendo a deixar de usar fraldas, o cão precisa de um tempo de adaptação até aprender a utilizar o vaso sanitário pode demorar um pouco e acidentes podem ocorrer!“
Cães dominantes podem ter esse comportamento de forma mais frequente.
A bronca deve ser dada somente na hora do flagrante!
Uma dica prática é dar a bronca no momento do flagrante. Muita gente confunde o cão sem deixar claro qual é o “banheiro”. Existem as opções de tapetes higiênicos, que podem ser muito úteis nesses casos.
Uma maneira muito eficaz de resolver o problema é “Quando o próprio alvo da demarcação dá bronca: um exemplo é colocar um papel alumínio no local que o cão tem o hábito de urinar. Assim, na hora em que o papel for atingido, ocorrerá um barulhinho que pode ser desagradável ao cão ou que o assuste, isso vale de acordo com a situação, e cada caso pode exigir alguma criatividade em descobrir qual um barulho causa susto e fará com que o cão evite o local.”.
Fonte: Bolsademulher.com | Foto: Divulgação.