O Hospital Veterinário Animal Clinic conta com profissionais especialistas na área de dermatologia veterinária, preparados para cuidar da saúde da pele, pelos e ouvidos de cães e gatos. A especialidade é recomendada tanto para prevenção como tratamento das alterações dermatológicas.
Existem algumas doenças de pele que são consideradas zoonoses, ou seja, podem ser passadas do cão e gato para o ser humano, como a dermatofitose, esporotricose, sarna sarcóptica, etc. O médico veterinário dermatologista, juntamente com a anamnese completa e exame físico do paciente, utiliza-se de exames complementares como raspado de pele, citologia, cultura fúngica, exames de sangue, histopatologia, entre outros, para realização de um diagnóstico mais preciso.
Se você tem percebido que seu cachorro ou gato é constantemente acometido por doenças de pele ou ouvido, ou está apresentando um ou mais sinais correlacionados à pele, marque uma consulta com dermatologista veterinário para que possa ser iniciado o tratamento o quanto antes.
A farmácia do Hospital Veterinário Animal Clinic também possui diversos medicamentos dermatológicos que são receitados em consulta, como shampoos, produtos otológicos, antipulgas, antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos.
Os problemas dermatológicos apresentam perto de 70% da casuística de todos os atendimentos de cães e gatos, sendo, portanto, um problema muito comum para qualquer raça. Sabemos, entretanto, que existem alguns pacientes com uma predisposição maior a problemas dermatológicos.
Entre os cães, as raças mais comuns são Lhasa Apso, Shitzu, Maltês, Buldog francês e inglês, Yorkshire, Pug, Cocker Spaniel, Labrador e Golden Retriever. Dentre os gatos, o Persa é o mais acometido, assim como gatos de pelagem clara.
A idade de aparecimento dos problemas dermatológicos varia de acordo com a doença. Pacientes bem jovens são mais comumente acometidos de doenças parasitárias (sarnas, fungos). As doenças alérgicas e autoimunes são mais comuns em pacientes adultos. Já os pacientes geriatras têm maior predisposição a neoplasias na pele.
Pacientes com pelagem clara, principalmente em região de plano nasal, pavilhão auricular e abdome tem maior predisposição a doenças relacionadas à exposição solar, como Dermatite actínica, lúpus eritematoso discóide, hemangioma/ hemangiossarcoma e carcinoma espinocelular.
Pacientes obesos tem maior predisposição a problemas seborréicos, inflamatórios e de alergia na pele. Além disso, a obesidade pode estar relacionada com alterações endócrinas e essas doenças também podem apresentar uma sintomatologia dermatológica (hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo, diabetes, etc).
Algumas alterações dermatológicas podem estar relacionadas a hormônios sexuais, podendo causar ampla área de falha de pelo, assim como alteração na qualidade da pelagem e pele.
Os sinais são muito variáveis e dependem da origem do problema, mas entre os mais comuns podemos citar:
Descamação
Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.