O Hospital Veterinário Animal Clinic oferece a especialidade de endocrinologia, responsável pelo estudo das doenças hormonais verificadas em diferentes glândulas, como hipófise, tireóide, adrenais, pâncreas, ovários e testículos. Os trabalhos realizados são fundamentais para a prevenção da diabetes, obesidade, entre outros problemas.
As doenças que mais comumente atingem cães e gatos são as seguintes:
É uma doença em que o metabolismo da glicose fica prejudicado pela falta ou má absorção da Insulina, hôrmonio produzido no pâncreas.
A insulina é um hormônio que:
DIABETES TIPO I
DIABETES TIPO II
O hiperadrenocorticismo (HAC) constitui uma das endocrinopatias mais comuns em cães e está associado com a produção ou administração excessiva de glicocorticóides. Tal doença pode ser de origem espontânea ou iatrogênica. A HAC espontânea pode se associar com a secreção de ACTH inapropriada
pela hipófise (hiperadrenocorticismo hipófise dependente), representando aproximadamente 80 a 85% dos casos, ou por um tumor adrenal (hiperadrenocorticismo adrenal dependente), representando cerca de 15 a 20% dos casos de hiperadrenocorticismo. O HAC iatrogênico é o resultado da administração excessiva de glicocorticóides.
O hipotireoidismo que acomete com grande frequência os animais. Trata-se de uma doença que acomete a glândula tireóide.
A glândula tireóide é responsável pela regulação de diversas funções do corpo dos cães e quando o animal tem hipotireoidismo, essa glândula produz quantidade insuficiente de hormônio afetando assim o metabolismo do organismo.
Os sinais clínicos da doença são vagos e podem afetar muitos sistemas do organismo. O hipotireoidismo é considerado no diagnóstico diferencial de uma ampla gama de problemas e frequentemente é diagnosticado incorretamente. Eles têm início insidioso, devido à destruição gradual da glândula tireóide e variam de leves a severos.
Assim como ocorre nos humanos, o sedentarismo e má alimentação são fatores de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
O Hipoadrenocorticismo ou doença de Addisson é uma endocrinopatia incomum em cães e rara em gatos, resultante da produção deficiente de mineralocorticóide e/ou glicocorticóides. Pode ser classificada como primária ou clássica e secundária ou atípica. A forma primária caracteriza-se pela destruição do córtex da adrenal e é a causa mais comum da doença em cães, causada por um distúrbio auto-imune ou idiopático. A forma secundária caracteriza-se pela deficiência do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH).
São variados os sintomas de um animal com doença endócrina, vamos citar os mais importantes:
Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.