O serviço de nefrologia é feito pelo nosso corpo clínico altamente preparado para o atendimento das doenças que afetam sistema urinário completo. Contamos também com o suporte de exames complementares, realizados aqui mesmo no nosso hospital, como a ecografia abdominal, radiografia, e exames bioquímicos como sdma, creatinina, uréia, urinálise entre outros importantes para o diagnóstico da doença urinária.
A Nefrologia trata das Doenças Renais Agudas (DRA), que podem ser originárias de bactérias (leptospirose), intoxicações, envenenamento, estresse, trauma, choque ou qualquer outra enfermidade sistêmica, e também da Doença Renal Crônica (DRC), bastante comum em animais de estimação idosos. Em todos esses casos, a prevenção é o melhor remédio e faz a diferença na manutenção da qualidade de vida dos pets.
Vale lembrar que a doença renal aguda apresenta quadros tidos como muito graves, que se manifestam com vômitos, diarreia, perda de apetite e prostração intensa, inclusive com lesões na língua e gengiva. Há grande possibilidade de morte do pet, mas a cura é possível, principalmente quando há o diagnóstico precoce e tratamento intensivo imediato, que são essenciais para a reversão do quadro e a preservação do funcionamento do rim.
Comum em cães e gatos mais velhos, a doença renal crônica pode se manifestar em diferentes fases da vida do animal. Na maioria destes casos os sinais clínicos são: beber água em excesso, apetite seletivo ou nenhum apetite, emagrecimento, vômitos ocasionais, mau hálito e aumento da produção de urina (urina fica mais clara, quase como água). Neste caso não existe cura, mas há a possibilidade de tratamento e controle. Por isso é muito importante o diagnóstico precoce. Hoje, com todos os recursos disponíveis, há animais de estimação convivendo com a doença e com boa qualidade de vida.
A Urologia trata problemas como: cálculos renais (pedras no rim), ureterais, uretrais e vesicais (bexiga), que podem atingir tanto cães como gatos. A equipe clínica da instituição é preparada para assegurar o diagnóstico preciso e o encaminhamento para o tratamento mais adequado.
Os médicos veterinários do Hospital Animal Clinic, a partir de uma série de avaliações, definem se é necessário apenas acompanhamento clínico ou procedimento cirúrgico – se for necessária a retirada dos cálculos.
Vale lembrar que as infecções bacterianas (cistites, prostatites), hiperplasia prostática, abcesso prostático, incontinência urinária e as neoplasias (tumores) também podem atingir o sistema urinário. Na maioria dos casos, o quadro clínico aponta a presença de sangue na urina, dificuldade e dor ao urinar, além de sedimentos (areia) na urina.
A urinálise é o exame não invasivo de grande importância para avaliar a função renal. Com o auxílio deste exame pode-se diagnosticar diversas patologias, monitorar o progresso destas doenças no organismo, acompanhar a eficácia do tratamento e ainda constatar a cura.O teste é feito através da coleta asséptica da urina, por meio de cistocentese, com ecografia guiada, através de sonda urinária ou ainda espontaneamente. Porém a técnica preferida é por cistocentese devido a não ter contaminação na amostra por bactérias.O exame de urina é dividido em três etapas:
Através da dosagem de creatinina no sangue é possível avaliar se o rim está funcionando adequadamente, bem como investigar possíveis doenças renais. A dosagem da creatinina também pode ser realizada numa amostra de urina, o qual é útil, por exemplo, na determinação da capacidade de filtração renal.
O exame de uréia é um exame de sangue que identifica o valor dos níveis de uréia na circulação.
A uréia é uma substância produzida pelo fígado, como resultado da digestão de proteínas da alimentação, que, se estiver em excesso pode ser tóxica ao organismo, causando uremia
O SDMA (dimetilarginina simétrica) é um biomarcador renal específico da função renal. É um indicador da função renal mais confiável do que a creatinina, possibilitando aos veterinários a detecção de insuficiência renal aguda (IRA) e doença renal crônica (DRC) mais precocemente do que nunca. A International Renal Interest Society (IRIS) afirma que o teste também ajuda a definir as recomendações de tratamento mais eficazes para doença em evolução.
Três atributos essenciais do teste de SDMA fazem dele um exame mais confiável da função renal:
Trata-se de um biomarcador da função renal.
O SDMA é escretado pelos rins. O SDMA reflete com mais precisão a taxa de filtração glomerular (TFG) em cães e gatos.
Um teste de eletrólitos pode ajudar a determinar se há um desequilíbrio eletrolítico.
Eletrólitos são sais e minerais encontrados no sangue, tais como sódio, potássio, cloreto e bicarbonato de sódio, que pode conduzir impulsos elétricos no corpo.
O ensaio é realizado às vezes durante um exame físico rotineiro, ou pode ser usado como parte de um conjunto mais abrangente de testes.
Bem como verificar os níveis de eletrólitos no sangue, um painel de eletrólito (um grupo de testes de sangue específicos) também pode ser usado para descobrir se existe um desequilíbrio ácido-base.
O teste também pode ser usado para monitorar a eficácia do tratamento para um desequilíbrio que afeta o funcionamento do rim.
Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.