16 Plantas Tóxicas para Animais
Algumas das plantas ornamentais que cultivamos em casa podem parecer inofensivas, mas existem espécies que, quando ingeridas, se tornam tóxicas a animais e algumas vezes até mesmo a pessoas.
Muitos bichinhos, principalmente gatos e cachorros, têm o costume de ingerir elementos da natureza, seja por curiosidade, brincadeira ou quando não estão se sentindo muito bem.
São plantas bem comuns, que vemos diariamente por aí e mal sabemos os danos que podem causar. O ideal é que donos de Pets evitem ter tais plantas em casa ou no jardim, para que não ocorra acidentes, pois dependendo da quantidade, a intoxicação também pode levar a óbito.
1. Palmeira Cica (Cycas Revoluta)
É uma bela planta bastante usada em projetos de paisagismo. A planta tem 3 toxinas: Cicasina, Beta-metilamino-L-alanina e uma terceira toxina, aparentemente ainda não identificada. Embora as sementes sejam especialmente palatáveis aos animais, todas as partes da planta são consideradas altamente tóxicas para cães, gatos, cavalos e outros animais, podendo inclusive levar a óbito.
2. Dama da Noite
Considerada uma planta invasiva, a dama-da-noite chama atenção pelo aroma de suas flores, que atraem abelhas, beija-flores e borboletas. “Suas partes tóxicas são os frutos imaturos e suas folhas, que se ingeridos podem causar náuseas, vômito, agitação psicomotora, distúrbios comportamentais e alucinações”.
3. Azaleia
A azaleia é uma planta que fascina pela beleza de suas flores e que, por causa disso, pode ser facilmente encontrada dentro de casas e em jardins. No entanto, o seu nível de toxidade varia de moderado a grave, podendo causar: vômitos, salivação intensa, perda de apetite, diarreia, arritmia cardíaca, queda de pressão, convulsões, cegueira, fraqueza, tremores e até mesmo coma.
4. Mamona
Os sintomas da ingestão dessa planta começam a aparecer no sistema nervoso do animal depois de cerca de 24 horas. Todas as suas sementes são tóxicas. Os sintomas desencadeados são: náuseas, vômitos, cólicas abdominais, secura de mucosas, hipotermia, taquicardia, vertigens, sonolência, torpor e em casos mais graves, coma e óbito.
5. Espirradeira
A espirradeira possui folhas rústicas e flores variadas encontradas em diversas cores, como rosa, amarelo, branco e vermelho. Também muito usada para ornamentar jardins, possui todas as suas partes tóxicas. Com sintomas que variam desde vômitos, diarreia, arritmias, dispneia até paralisia, como e consequentemente a morte do animalzinho.
6. Coroa de Cristo
Comumente encontrada como proteção em cercas viva, sua toxina está presente no látex irritante que exala da planta. Ao entrar em contato com seu animal de estimação, a seiva leitosa poderá provocar reações inflamatórias (dor, vermelhidão e inchaço). Caso em contato com os olhos, poderá provocar até mesmo cegueira.
7. Lírio
Planta frequentemente usada como ornamento, principalmente por suas flores aromáticas. Todas as suas espécies são consideradas tóxicas, e a sua ingestão pode ocasionar irritação nos olhos, oral e de mucosas, pele seca e avermelhada, agitação psicomotora, dificuldade de engolir, alucinações e delírios e problemas respiratórios.
8. Hera
Tóxica por inteira, o seu óleo “urushiol” irrita principalmente mucosas, causando coceira excessiva, irritação nos olhos, irritação oral, dificuldade de deglutinação e até mesmo de respiração. Por ser uma planta trepadeira, pode ser encontrada no formato de arbustos, misturada a outras vegetações.
9. Bico de Papagaio
O bico-de-papagaio também possui uma seiva que provoca muitos danos, como lesão na pele e mucosas, queimação e coceira, náuseas, vômitos e gastroenterite. É comum na época de Natal, muito usada para combinar com a decoração de fim de ano. Mas poucas pessoas sabem do potencial venenoso da planta, fazendo com que casos de envenenamento se tornem comuns nessa época.
10. Espada de São Jorge
Muitas pessoas acreditam que essa planta trás prosperidade a casa e, por isso, ela é facilmente encontrada como ornamento. É considerada uma das plantas com menor grau de toxidade, pois a consequência de sua ingestão se resume a salivação intensa, dificuldade de movimentação e respiração.
11. Comigo Ninguém Pode
Além de possuir folhas de beleza incomparável, acredita-se que essa planta traga proteção a casa, o que contribui para um maior número de incidentes por intoxicação. A seiva provoca irritação das mucosas, edema de lábios, língua e palato; o consumo de outras partes da planta pode causar cólicas abdominais, náuseas e vômitos; o contato com os olhos gera edema, fotofobia e lacrimejamento.
12. Copo de Leite
Considerada uma das plantas mais populares, é também tóxica, possui o mesmo princípio ativo da “Comigo Ninguém Pode”.
13. Mandioca Brava ou Castelinha
Quando ingerida crua, a castelinha se torna extremamente tóxica, pois suas raízes e folhas possuem uma substância chamada linamarina que pode até mesmo matar. Os efeitos provocados são asfixia e convulsões. Em seu tratamento, é necessário mais que depressa a hospitalização, lavagem gástrica e por fim um tipo de antídoto específico.
14. Samambaia
As samambaias são encontradas principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil e costumam manter seus princípios tóxicos mesmo secas. Todas as suas folhas são tóxicas, e os sintomas são febre, hemorragia na pele (suor com sangue), diarreia com sangue, diminuição do número de plaquetas. Devido a todos esses efeitos, o animal perde sangue rapidamente, podendo o levar a óbito.
15. Tomate Verde
O tomate é uma fruta altamente consumida quando madura. Mas, os que possuem animais de estimação, devem tomar cuidado, pois quando verdes os frutos e suas folhas, possuem alta quantidade de uma substância tóxica chamada tomatina. A tomatina causa salivação, diarreia, vômitos, arritmia cardíaca e dificuldade na respiração.
16. Tulipa
Apesar de muito populares, as tulipas também são tóxicas e seu bulbo é prejudicial principalmente para gatos. Alguns dos sintomas comuns após sua ingestão são vômitos, irritação gástrica e diarreia.
Há também várias outras plantas que são tóxicas e podem causar danos aos animais, dentre elas:
- Glicínia
- Costela de Adão
- Antúrio
- Violeta
- Hibisco
- Avenca
- Fumo Bravo
- Dedaleira
- Beladona
O indicado é que antes de adquirir uma nova planta, pesquise se ela não fará mal a seu filho de 4 patas e mantê-la longe de seus Pets.
Caso haja dúvidas ou suspeita de intoxicação, leve-o imediatamente ao veterinário, o hospital veterinário Animal Clinic atende 24 Horas e conta com uma equipe preparada para lidar com esses acidentes.
Fonte: Tua Casa