Animais sofrem dores na castração?

15 de março de 2016 by

Os animais sofrem dores na castração? Tudo vai depender do nível de perícia dos anestesistas e cirurgiões que participam da cirurgia. Se você optar por contratar os serviços de uma clínica habilitada, com certificado CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), certamente o processo cirúrgico não dói.

As clínicas que prezam pela boa qualidade cirúrgica têm como colaboradores os anestesistas peritos em aplicar a anestesia mais adequada aos animais não sentirem dores na castração.

Quando os animais sofrem dores na castração?

Há chances de existirem dores nos animais por causa da insegurança técnica se os locais de cirurgia não têm alvará, certificado de CRMV e licença sanitária.

Mais importante que saber quanto custa a castração é conhecer se a clínica tem capacidade técnica e legal para castrar com o máximo de segurança e perícia.

O que fazer para animais não sentirem dores na castração?

A primeira coisa para assegurar o bem-estar ao animal durante a castração é seguir as indicações do veterinário antes, durante e depois da cirurgia.

Você deve indicar se o paciente toma algum tipo de remédio, providenciar um jejum de pelo menos 8 horas ao bichinho, entre outros cuidados imprescindíveis.

Especialistas também indicam que quanto mais novo o animal, menores as chances de ocorrer sofrimento, principalmente nos dias após a cirurgia, em que o pet precisa de cuidados adicionais para não comer muito e evitar excesso de atividades físicas porque pode soltar os pontos e gerar sangramento.

Anestesia evita dores na castração

Na prática, independentemente da idade dos animais, não existem dores ou sofrimentos na castração. Isto porque os anestesistas aplicam a anestesia geral.

Desta forma, pets adormecem de modo profundo e não sentem nada. Veterinários monitoram tudo até o animalzinho acordar sem nenhuma espécie de trauma psicológico.

Atualmente se pode dizer que a anestesia inalatória é indicada como mais segura. Após serem anestesiados os animais jamais sofrem dores na castração.

Antes da castração, anestesistas colocam um pequeno tubo que objetiva fornecer gás anestésico e oxigênio ao sistema respiratório do paciente.

Quando a castração ocorre em uma clínica capacitada o animal já pode voltar para a casa no mesmo dia da cirurgia, e, se recuperar com todo conforto ao lado dos familiares.

Depois da cirurgia você ainda precisa seguir as indicações médicas, como, por exemplo, aplicar remédios nos animais para não existirem leves incômodos físicos comuns no período pós-cirurgia.

As doenças e superpopulações

Diferentes tipos de doenças nos órgãos genitais, incluindo câncer, podem ser evitados por causa da castração. Animais castrados têm menos riscos de sofrerem com determinados problemas na saúde capazes de gerar um grande sofrimento.

Por fim, vale enfatizar a importância da castração para evitar os constantes problemas das superpopulações de cães e gatos abandonados, uma problemática mundial. Animais não castrados podem fugir de casa pela vontade de cruzar com pets da rua, piorando ainda mais o quadro dos abandonos.

Jamais os animais sofrem na castração da Animal Clinic, uma clínica com ampla experiência que assegura a alta qualidade em todos os procedimentos cirúrgicos. Viste também nossa página no Facebook.


Quem somos


Referência em diferentes especialidades, o Hospital Veterinário Animal Clinic tem serviço de emergência ágil e moderno. Excelência do atendimento 24h/dia!




Receba as Novidades


Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.



    Logo Hospital Veterinário Animal Clinic em Branco