A castração e alimentação são etapas importantes na vida de cães ou gatos de estimação. Após castrar é preciso ter cuidado com as dietas para os bichinhos não ficarem obesos.
Uma dica que não pode escapar da sua lista de cuidados é sempre alimentar o animal com alimentos corretos, recomendados por veterinários especialistas e experientes em estudos de alimentação aos pets.
Especialistas indicam que é necessário ter precauções com alimentação durante toda a vida do animal. Mas, quando se trata de cães ou gatos castrados a prudência precisa ser maior nos 2 primeiros meses.
Acontece que logo após a castração o pet fica predisposto a engordar, mais ou menos 2 quilos, quando não há cuidados especiais. Se você considerar esta estimativa no mundo dos homens seria o equivalente a engordar dos 30 quilos para os 50 quilos em apenas 1 bimestre.
Na prática, você não deve se preocupar sobre o fato da castração ter chances de engordar seu cão ou gato, desde que a dieta e os exercícios diários sejam eficazes.
Alterações hormonais, castração e alimentação
Os animais têm chances de engordar após as castrações por causa das mudanças hormonais no organismo, que passa a exigir mais consumo energético no sentido de evitar excesso de saciedade.
Se considerar o ganho de peso natural junto com uma vida sedentária é possível afirmar que qualquer cão ou gato pode engordar e ficar obeso.
Por este motivo, você deve se preocupar em evitar que a obesidade seja uma realidade na vida do animal castrado, tendo em vista que tal doença é capaz de gerar outros problemas sérios à saúde.
Como fazer para o animal castrado não ficar obeso?
1: Consulte um veterinário para saber qual é a melhor escolha de alimento específico conforme o organismo do seu cão ou gato.
2: Os alimentos consumidos pelo animal precisam ter baixo nível de gordura, e, bastante vitamina energética junto com elevados teores de proteínas e fibras, uma combinação que funciona para evitar rápidos ganhos de gordura e controlar a saciedade do pet.
3: Uma outra indicação para diminuir saciedade está nos alimentos com carboidratos e baixo índice glicêmico.
4: Evite alimentar o animal com petiscos extras.
5: Estimule seu gato ou cão a realizar brincadeiras dentro e fora de casa.
6: Os passeios com animais precisam acontecer diariamente.
7: Leve o animal ao veterinário pelo menos uma vez por mês para fazer exames.
Se você seguir todos os conselhos acima com certeza o seu animal castrado não vai ficar obeso. Ao contrário, o bichinho permanecerá repleto de saúde e qualidade de vida.
Faça castração e providencie a alimentação especial do seu pet na Animal Clinic, uma das mais renomadas clínicas de cães e gatos no Brasil. Acesse nossa página do Facebook para conhecer outros cuidados essenciais aos animais de estimação.