Castração de cachorro: Saiba tudo sobre o assunto
Castração de cachorro é a remoção do órgão reprodutivo no animal, seja inteiro ou apenas uma parte. “Castração” às vezes de modo popular se refere apenas aos machos, mas o termo realmente está aplicado a ambos os sexos.
Esterilização é o método mais comum para a castração de cachorros. Nos Estados Unidos, a maioria dos abrigos de abandonados castra os animais, uma medida para evitar o nascimento de ninhadas indesejadas que contribuem à superpopulação de abandonados. Em muitas regiões se exige castração de cachorro antes do bichinho adotado seguir às suas novas casas.
Além de ser um método de controle de natalidade, e, conveniente para muitos proprietários, a castração de cachorros tem outros benefícios:
Comportamentos de dimorfismo sexual, tais como a montagem, a pulverização de urina e algumas formas de agressão masculina são reduzidas devido à diminuição em níveis hormonais nos cachorros castrados.
A castração de cachorro quando ocorre de modo precoce reduz o risco de desenvolvimento de tumores em genitais, promovendo assim uma vida com mais bem-estar ao pet.
Castração aumenta a expectativa de vida nos cães, tendo em vista que caninos castrados possuem menos vontade de fugir de casa ou arrumar confusão com outros cachorros.
Sem a capacidade de reproduzir, uma fêmea tem risco zero de complicações na gravidez, tais como falsa gestação – que ocorre em mais de 50% das fêmeas não castradas.
Os comportamentos agressivos no cão castrado diminuem entre 10% a 60% ao comparar com espécies não castradas.
A castração de cachorro é uma medida eficaz também nos cães de segurança, principalmente ao considerar que tal cirurgia não retira o instinto de defesa dos animais, apenas deixa as espécies menos escandalosas e suscetíveis aos alarmes falsos.
Outro mito relacionado à castração de cães está na obesidade. Tenha em mente que os costumes dos animais quanto às atividades físicas têm mais relação no ganho de peso do que a cirurgia.
Existem cães não castrados obesos, e, àqueles castrados que estão na plena forma física porque seus donos se preocupam em impor uma rotina diária de exercícios e dieta balanceada. Leve o pet ao veterinário e siga todas as indicações à dieta alimentar.
Você não deve levar seu cão para qualquer clínica. É necessário fazer uma verdadeira investigação no intuito de conhecer a qualidade da estrutura na qual ocorrem os processos cirúrgicos. Tudo deve estar com limpeza plena e a equipe que participa da cirurgia precisa trajar roupas especiais.
E não se esqueça, castração de cachorro em Curitiba com máxima qualidade é na Animal Clinic, aberta 24 horas para melhor servir os clientes caninos.