Como curar sarna de cachorro?

4 de setembro de 2015 by

animal clinic 52Sarna, uma doença que incomoda cachorros, gatos e humanos.

Os cães, assim como os demais animais e até mesmo o homem, podem ter diversas doenças de pele. Umas causadas por bactérias, outras por fungos, as alergias, as por problemas hormonais entre diversas outras. Dentre as mais comuns estão as causadas por ácaros.

Você sabe qual a doença de pele dos cães que é causada por ácaros? É a sarna! É isso mesmo, a famosa sarna é causada por ácaros. Há duas sarnas mais comuns que acometem os cães que são: a sarna sarcóptica ou escabiose, causada por um ácaro chamado de Sarcoptes scabiei e a sarna demodécica ou sarna negra, causada pelo ácaro Demodex canis.

Qual a diferença entre a sarna sarcóptica e a sarna demodécica?

Além do ácaro que as causa ser diferente, elas têm sinais clínicos e uma é zoonose e a outra não. Para entender melhor, vamos falar sobre a sarna sarcóptica. Ela pode ser transmitida para os seres humanos através do contato direto, ou seja, é uma zoonose. Tem como principais sintomas a queda de pelo em qualquer parte do corpo, prurido (coceira) intenso, vermelhidão na pele e até mesmo, formação de crostas na pele. Muitas vezes o animal se coça tanto que para até de se alimentar direito.
A outra sarna, a demodécica, tem sintomas um pouco diferentes. Embora ela possa se espalhar pelo corpo do animal também, o sinal mais comum é uma queda de pelo ao redor dos olhos. Fica uma faixa bem pertinho do olho do bichinho sem pelo, como se fosse um desenho.

O local fica espesso. Secundário a ela pode acontecer uma infecção causada por bactérias. Nesse caso, a área pode ficar úmida e com algumas bolinhas. Essa sarna não passa para os humanos. O ácaro ficará na pele do cãozinho e sempre que a imunidade dele cair ou que ele passe por uma situação de estresse, ela voltará a aparecer.

Quais são os sintomas que o meu cachorro está com sarna?

A primeira coisa que você vai notar em um animal com sarna é a queda de pelo seguida de coceira. Só que esses sinais são iguais a diversas outras doenças de peles dos pets. Então, o melhor a ser feito, é correr com o bichinho para o médico veterinário. Lá, ele será examinado e, se o profissional achar necessário, um exame baseado em um raspado de pele será feito, para que a confirmação da sarna ou não, seja feita.

Fonte: Blupet.com.br | Foto: Divulgação.

Animal Clinic
Endereço: Avenida Paraná, 4381 | Bairro Santa Cândida | Curitiba – PR