Conheça as 4 Doenças do Coração mais Comuns em Pet
O mês de Setembro Vermelho fala-se sobre prevenção de doenças do Coração, e é claro, não poderíamos deixar de adotar essa conscientização e cuidados com nossos Pets também.
Enfermidades que afetam o coração de cães e gatos costumam ser pouco diagnosticadas e, quando são, normalmente já estão em graus mais avançados. Isso porque os sinais clínicos deles podem ser bem diferentes dos nossos e pouco percebidos pelos pais humanos.
Tosse, cansaço, fraqueza, perda de peso, dificuldade para respirar e língua em tom mais roxo merecem atenção!
Dentre as doenças mais comuns na especialidade em cardiologia da medicina veterinária, podemos citar:
Insuficiência da Valva Mitral: representa mais de 70% das doenças cardíacas em cães, sendo mais comum em cães de pequeno porte. Os sinais mais comuns são tosse, fraqueza e dificuldade respiratória;
Cardiomiopatia Dilatada: mais comum em cães de grande porte. A fraqueza e desmaio são os sinais mais comuns, além disso, muitas vezes o animal pode ter morte súbita por arritmias cardíacas;
Dirofilariose: conhecida como verme do coração, essa doença parasitária é transmitida pela picada de mosquito. Mais comum em regiões litorâneas e próximas à lagoas e áreas de vegetação. Pode ser prevenida através da administração de antiparasitários.
Em Gatos a doença mais comum é a Cardiomiopatia Hipertrófica: essa doença leva a um espessamento exagerado da musculatura do coração, o qual não consegue ser preenchido adequadamente por sangue. Essa é uma doença silenciosa em grande parte das vezes.
As doenças cardíacas não têm cura e são, em sua maioria, progressivas. Por isso, é de extrema importância se atentar aos sintomas e principalmente a prevenção: checkups, consultas e exames de rotina, são grandes aliados para um diagnóstico precoce, ajudando de forma significativa o tratamento e podendo até mesmo, salvar a vida do seu Pet, dando mais conforto e qualidade de vida a ele.