A maioria das pessoas concorda que há poucas coisas piores do que viver com alguém que tem mau hálito! Para seus animais de estimação, mau hálito pode ser um sinal de doença, então vale sempre à pena levá-los ao veterinário para fazer uma checagem.
Mas primeiro garanta que o cheiro realmente é mau hálito e não outra coisa. Pode ser uma infecção de ouvido, por exemplo, que pode ter um cheiro bastante forte e se espalhar pela pelagem.
Outra fonte pode ser um abscesso supurando ou uma úlcera de pele. Ainda outra pode ser pelagem suja. Finalmente, se seu cão realmente está com um problema, pode ser os sacos anais, também chamados de glândulas adanais, que estão liberando o cheiro.
Quando souber que o cheiro está realmente vindo da boca do animal, pode haver uma série de causas possíveis.
Doenças dentárias é a principal causa de mau hálito. Isso é geralmente devido a um acúmulo de tártaro e bactérias, às vezes causado por partículas de alimento apodrecendo, comida presa entre os dentes ou doenças de gengiva. Esta condição é muito comum em cães mais velhos. Escovação regular pode reduzir o risco de doenças dentárias, então fale com seu veterinário sobre escovas e pastas de dentes para animais.
Também é possível que seu animal esteja com algum “corpo estranho” dentro da boca. Cães freqüentemente ficam com pedaços de ossos ou outros objetos presos entre seus dentes ou no céu da boca.
Se o cheiro é doce ou de fruta, isso pode indicar outra causa – diabete.
É importante lembrar que mau hálito pode estar ligado a outras doenças. Se estiver em dúvida, entre em contato com seu veterinário e converse sobre possíveis causas para o problema. Isso fica cada vez mais importante à medida que o cachorro envelhece.
Fonte: Guiapetecia.com.br | Foto: Divulgação.