O Que é Parvovirose Canina?
Neste artigo você acompanha o que é parvovirose canina, assim como os principais sintomas, diagnósticos, tratamentos e muito mais.
Parvovirose canina é um vírus contagioso que afeta cães (em gatos acontece a panleucopnia felina- doença parecida com a parvovirose). Transmissível de animal por animal pelo contato direto ou indireto com fezes contaminadas. As vacinas podem prevenir esta infecção. O tratamento envolve hospitalização veterinária em isolamento.
Sintomas da Parvovirose Canina
Cães que desenvolvem parvovirose mostram sinais dentro de 3 a 7 dias: letargia, vômitos, febre e diarreia (geralmente sangrenta).
Normalmente, um primeiro sinal de parvovirose é letargia. Os sinais secundários são perda de apetite ou diarreia, seguidos de vômito, o que resulta em desidratação e isso afeta o cão criticamente.
Infecções secundárias ocorrem como resultado do enfraquecimento no sistema imunológico, pois revestimento intestinal normal também fica comprometido, levando à anemia e perda de proteínas.
Os cães têm um odor distintivo nos estágios posteriores da infecção. O nível de glóbulos brancos cai, enfraquecendo ainda mais o animal. Qualquer ou todos esses fatores podem levar à morte.
Diagnóstico da Parvovirose
O diagnóstico é feito por detecção nas fezes via testes e microscopia eletrônica. Clinicamente, a forma intestinal da infecção às vezes se confunde com de outros vírus.
Em alguns casos de parvovirose a diarreia vem com muito sangue.
Baixa contagem de leucócitos e necrose do revestimento intestinal apontam mais para a presença dos vírus, assim como a forma cardíaca do paciente.
Parvovirose e Tratamento
As taxas de sobrevivência dependem da rapidez com que a parvovirose é diagnosticada, da idade do cão e das formas de tratamento.
Geralmente, o tratamento da parvovirose envolve hospitalização extensa, devido à desidratação grave e a danos aos intestinos ou medula óssea.
Um exame com médico veterinário deve ser feito o mais cedo possível, a fim de começar tratamento precoce e aumentar a taxa de sobrevivência.
O tratamento ideal também engloba fluidos, injeções contra náusea e antibióticos. Medicamentos analgésicos são usados para neutralizar desconforto intestinal causado por episódios frequentes de diarreia.
Os pacientes devem ser submetidos a tratamento com isolamento no hospital.
Formas de Prevenção
Prevenção é a única maneira de garantir que um filhote ou cachorro permaneça saudável, porque se trata de uma doença virulenta e contagiosa.
A vacinação apropriada deve ser realizada a partir das 7-8 semanas de idade, com um reforço administrado a cada 3-4 semanas até pelo menos 16 semanas de idade.
O vírus da parvovirose é extremamente resistente e sobrevive em fezes ou outros materiais orgânicos, tais como o solo, por mais de 10 anos, nas temperaturas extremamente baixas e altas.
Mas, o desinfetante doméstico denominado “alvejante” desinfeta ambientes e elimina a presença deste vírus.
Conclusão: Parvovirose canina é altamente contagiosa e afeta cães não vacinados. Este vírus foi descoberto pela primeira vez no início dos anos de 1960 e se espalhou por todo o mundo.
Os donos precisam tomar precauções para prevenir os cães contra parvovirose. Em caso de suspeitas é preciso levar o bichinho ao médico veterinário 24h.