Você chega em casa da rua e o seu cachorro de estimação lhe recebe na base das lambidas. Automaticamente, você pensa que o animal está demonstrando o afeto e o carinho que sente pelo dono. Pois saiba que pode não ser isso! Existem mais razões do que você imagina pelas quais o cachorro lambe o dono.
Embora existam várias causas que expliquem esse comportamento dos cães, não se pode negar que o afeto é uma delas, sim. Inclusive, quando andavam em matilha, era comum que os cães lambessem os companheiros de quem mais gostavam. A partir do momento que começaram a conviver com os seres humanos, transferiram essa atitude para os seus donos.
As lambidas que os cachorros dão nos donos também representam submissão, é como se eles estivessem dizendo que sabem quem manda no pedaço! Mas não pense que é só por isso não: estudos afirmam que o gosto da pele das pessoas agrada aos amiguinhos de quatro patas e essa é uma das razões pelas quais eles adoram lamber o dono.
Voltando à situação em que o dono estava fora e, ao chegar é recebido a lambidas, nesse contexto o animal também pode estar farejando, como se quisesse saber onde a pessoa estava. Se você retribui brincando com ele, o cão vai perceber que consegue chamar a sua atenção lambendo, e vai fazer isso com ainda mais frequência.
Lamber é algo natural para os cães, pois eles se habituam a isso desde quando nascem! Lambem a mãe para avisar que querem se alimentar e são lambidos por ela. Talvez você não saiba, mas a mãe lambe os filhotes para que todos fiquem com o cheiro dela e consigam se reconhecer entre si como irmãos!
É interessante perceber que algo tão simples possa ter tantos significados! A verdade é que os animais encontram as suas próprias formas de se expressar e se comunicar, que nem sempre são compreendidas pelas pessoas.
Mas, preste atenção: se o cachorro estiver lambendo demais, sobretudo um local específico, ele pode estar com algum problema de comportamento. Nesse caso, vale à pena levá-lo ao veterinário.
Fonte: Homeopet.com.br | Foto: Divulgação.