Os gatos vivem em média mais que os cães. A expectativa de vida média em aumentando nos últimos anos devido aos maiores cuidados com a saúde e nutrição por parte de seus donos. Um gato mantido em casa pode atingir 15 a até mesmo 20 anos de idade. Gatos de rua têm uma expectativa de vida mais curta por estarem mais expostos a doenças ou acidentes.
Os gatos, em média, têm um tempo de vida maior que os cães. Podem atingir os 20 anos com facilidade se observados os devidos cuidados com a sua dieta e saúde. A vacinação contra doenças causadas por vírus que são letais aos felinos, como a Aids Felina e a Leucemia Felina causada por vírus – FeLV, colaboram para o aumento da expectativa de vida. Gatos que não têm acesso à rua e castrados também alcançam uma vida mais longeva.
Com o envelhecimento, alguns cuidados devem ser redobrados com os gatos. Problemas de saúde típicos do avanço da idade podem aparecer e exigem cuidados veterinários. As doenças do sistema genito-urinário se tornam mais frequentes entre gatos idosos, que devem ser examinados periodicamente pelo veterinário para verificação de eventuais problemas.
A alimentação também deve ser adequada para evitar ganho de peso e a obesidade nessa época da vida, pois gatos idosos tendem a ficar mais quietinhos e gastam menos calorias. No entanto, a massa muscular normalmente diminui nos gatos mais velhos.
Fonte: Bolsademulher.com/pet/ | Foto: Divulgação.