Sarna Demodécica nos Cães: Principais Perguntas e Respostas
Você tem dúvidas sobre sarna demodécica nos cães? Então veja este post e conheça as principais respostas do assunto.
Às vezes os sinais da sarna demodécica nos cães são bastante leves, mas em alguns casos as lesões podem se tornar bem extensas e graves.
O que é a sarna demodécica?
É uma doença parasitária causada pela proliferação excessiva do ácaro Demodex canis na pele do cão.
As principais características da sarna demodécica nos cães incluem queda de pelo localizada ou generalizadas, pápulas ou pústulas, pele irritada. Dependendo do grau da doença, lesões e crostas podem ser encontradas.
Geralmente acomete mais filhotes e cães adultos debilitados ou com doenças crônicas imunussupressoras.
O que causa sarna demodécica nos cães?
O ácaro Demodex canis é comensal da pele do cão e a doença só aparece quando há uma proliferação excessiva nos folículos pilosos.
Doenças que diminuam a imunidade do paciente, como doenças crônicas debilitantes ou doenças endócrinas e predisposição genética podem ser um dos fatores de aparecimento da doença.
Como o ácaro Demodex prejudica os cães?
Os ácaros demodex fazem sua casa nos folículos pilosos dos cachorros.
O problema começa quando a reprodução rápida dos ácaros faz com que os folículos fiquem inflamados, causando a queda dos pelos.
É por isso que um dos sintomas mais óbvios da sarna demodécica nos cães é uma perda drástica de pelos.
Em casos mais graves, infecções secundárias podem ocorrer na pele.
O diagnóstico se dá através de raspado de pele e outros exames dermatológicos complementares e quanto mais precoce o diagnóstico, mais rápido será a resposta ao tratamento. Cães com demodicose generalizada necessitam de terapia mais intensa e as vezes até internamento.
No caso de suspeitas de sarna demodécica traga seu animalzinho para a Animal Clinic. Contamos com o serviço de Dermatologia e podemos realizar o diagnóstico e tratamento mais indicado!