Atopia Canina ou Dermatite Atópica: Causas, Sintomas e Tratamentos

4 de agosto de 2017 by

Conheça tudo sobre a doença atopia canina, também chamada de dermatite atópica. Veja como tratar este problema no cãozinho.

Neste post você acompanha informações sobre atopia canina. Em caso de dúvidas faça contato com a nossa Central de Atendimento.

Sim, os cães podem ter alergias como os humanos. As alergias caninas são muitas vezes causadas por alérgenos de pólen, plantas e insetos, mas os cãezinhos também são alérgicos a alimentos e medicação.

Essas alergias causam sintomas como prurido excessivo, arranhões, erupções cutâneas, espirros, olhos aquosos e inflamação da pele.

Em alguns casos, os cães apresentam condições explícitas, tais como dermatite atópica (atopia canina), que está associada e pode ser causada por alergias.

Atopia Canina ou Dermatite Atópica

A atopia canina é uma doença inflamatória e crônica da pele associada a alergias.

Na verdade, esta é a segunda doença de pele alérgica mais comum em cães. Essas reações alérgicas podem ser provocadas por substâncias inofensivas normalmente: grama, esporos de mofo, ácaros e outros alérgenos ambientais.

Os cães geralmente apresentam sinais de atopia entre 3 meses e 6 anos de idade, embora a dermatite atópica possa ser tão leve no primeiro ano que não se torna aparente clinicamente.

Apesar de os cães serem mais propensos à dermatite atópica que gatos, também ocorre em felinos.

Dermatite Atópica: Sintomas e Tipos

Muitas vezes, os sintomas associados à dermatite atópica progressivamente pioram com o tempo, embora se tornem mais evidentes durante certas estações. As áreas mais afetadas em cães incluem:

• Orelhas;
  • Pulsos;
  • Tornozelos;
  • Focinho;
  • Axilas;
  • Virilha;
  • Ao redor dos olhos;
  • Entre os dedos dos pés.

Os sinais mais claros associados à dermatite atópica, entretanto, consistem em fricção e coceira, especialmente em torno de rosto, patas e axilas.

Diagnóstico: Atopia Canina

O veterinário exige uma história médica completa do paciente para determinar a causa subjacente da alergia na pele, incluindo um exame físico.

O teste de alergia sorológica pode ser realizado. A qualidade deste tipo de teste geralmente depende do laboratório que analisa os resultados.

Por isto é importante levar sempre seu bichinho à Animal Clinic, que tem uma das melhores estruturas laboratoriais do Brasil.

Testes intradérmicos em que pequenas quantidades de alérgenos são injetados na pele e a resposta da palpada (uma pápula vermelha) é medida também podem ser usados para identificar as causas da reação alérgica do bichinho.

Tratamento Atopia Canina

O tratamento da atopia canina depende do que está causando a reação alérgica do seu animal de estimação.

Se a reação ocorre pela atopia, por exemplo, a terapia de hipossensibilização pode ser realizada. Os veterinários aplicam injeções de alérgenos no cão. Isso reduz a coceira em 60 a 80 por cento.

Medicamentos também são usados para controlar ou reduzir a coceira.

Medicações dadas por via oral podem ser eficazes no controle da coceira associada à alergia cutânea a longo prazo, associada a tratamento tópico.

Vida e Gestão: Atopia Canina

Infelizmente, a dermatite atópica não tem cura, apenas controle dos sinais.

No entanto, banhar seu cão em água morna a gelada com shampoos especificos ajuda a aliviar os sintomas.

Uma vez que o tratamento tenha começado, seu veterinário deve ver o cão a cada 2 a 8 semanas para determinar a eficácia do tratamento e verificar as interações medicamentosas.

Então, à medida que a coceira do seu animal de estimação se torna bem-controlada, você só precisa levá-lo ao veterinário a cada 3 a 12 meses para exames a garantir efetividade no tratamento contra atopia canina.