Problemas reprodutivos em cães

10 de setembro de 2015 by

animal clinic 56Embora na grande maioria das vezes os donos se preocupem com a procriação e não a desejem, alguns, principalmente donos de cães de raça, resolvem que o pet precisa cruzar para que o proprietário venda os filhotes ou os dê para familiares. Porém, nem sempre isso é possível, pois há diversos fatores que podem levar um animal à infertilidade.

Na maioria dos casos os cães não conseguem se reproduzir por algum problema de origem infeccioso, mas isso não é uma regra.  A infertilidade canina pode ser causada por trauma, por algum fator genético, por problema hormonal ou até pela presença de um tumor.

É importante ressaltar que tanto as fêmeas quanto os machos podem ter problemas reprodutivos. Por isso, se uma fêmea não consegue emprenhar, pode ser que o problema seja com ela, mas pode também ser alguma alteração existente no macho reprodutor. Além disso, o dono pode não estar sabendo acompanhar o ciclo estral da cadela corretamente, para colocá-la com o macho nos dias certos ou por um motivo ou outro ela pode não estar aceitando o macho.

Caso o dono tente mais de uma vez cruzar os animais e não consiga, é necessário levá-los para um bom exame reprodutor. O pet será examinado clinicamente, a história do animal seja perguntada e exames laboratoriais serão solicitados. Se nesses primeiros exames nada for encontrado, o ultrassom pode ser necessário.

Cistos ovarianos, Piometra Aberta, Metrite, Subinvolução de Sítios Placentários, Neoplasia Uterina, Tumor de Células da Granulosa, Tumor Venéreo Transmissível (TVT) ou Ehrlichiose podem ser as causas de uma infertilidade da fêmea. Dentre as mais comuns está a metrite, que é uma inflamação da parede do útero que leva a infertilidade. Ela é mais comum em cadelas que receberam injeções ou comprimidos de anticoncepcionais. Há também, os casos de Piometra Aberta, Metrite, Vaginite ou até mesmo Morte Fetal com posterior maceração que pode deixar uma fêmea infértil.

Notou como a lista é grande? É por isso que muitos exames precisarão ser feitos até encontrar a verdadeira causa do problema.

Já nos machos pode ocorrer a deficiência na produção de espermatozoide, a deficiência na ação do espermatozoide, inflamação nos testículos, tumores ou causa infecciosas diversas. É por esses motivos que ambos precisam ser examinados com muita cautela. Assim, se algo de diferente for encontrado, o tratamento pode começar o quanto antes, evitando riscos para a vida do animal.

Dentre os exames podem ser solicitados o hemograma, citologia exfoliativa vaginal para pesquisa de tumor venéreo transmissível ou o fechamento da suspeita entre cisto ovariano e tumor de células da granulosa. Ultrassonografia ou a radiografia, também podem ser solicitadas.

O tratamento escolhido será de acordo com o que for encontrado. Se for uma disfunção hormonal apenas, a reposição e correção do problema podem ser suficientes. Caso seja diagnosticado o TVT na fêmea ou no macho, a quimioterapia será necessária. Em caso de tumores ou infecções uterinas graves, o procedimento cirúrgico pode ser o indicado pelo profissional.

Cada caso será cuidadosamente avaliado e dependendo da causa da infertilidade a reprodução poderá não ser mais possível.

Fonte: Blupet.com.br | Foto: Divulgação.

Animal Clinic
Endereço: Avenida Paraná, 4381 | Bairro Santa Cândida | Curitiba – PR
Telefone:(41) 3257-5409 | Facebook | Twitter


Quem somos


Referência em diferentes especialidades, o Hospital Veterinário Animal Clinic tem serviço de emergência ágil e moderno. Excelência do atendimento 24h/dia!




Receba as Novidades


Cadastre-se e receba videos, dicas e cuidados para o seu pet antes de todo mundo.



    Logo Hospital Veterinário Animal Clinic em Branco